Curitiba: 41 3019-3006 | Bal. Camboriu/SC: 47 3361-0400
Palhoça: 48 3242-3009 | Florianópolis/SC: 48 3236-3006

Cerimoniais de despedida do Crematorium Vaticano ajudam famílias a lidar com a dor da perda

Cerimoniais de despedida do Crematorium Vaticano ajudam famílias a lidar com a dor da perda

Perder um ente querido é algo triste, cansativo e burocrático. É uma realidade que deveria ser processada aos poucos, mas infelizmente, o tempo é sempre curto entre a notícia da perda e as diversas decisões que precisam ser tomadas. Quando possível, a família deve estar acompanhada de assessoria especializada e que ajude a amenizar este processo. Esse trabalho de apoio é um dos pilares do Crematorium Vaticano, pioneiro em cremação no estado do Paraná e Santa Catarina e que definiu novos padrões de qualidade quando o assunto é atendimento funerário. Um dos destaques da empresa é o Serviço de Cerimonial, considerado de alta qualidade e de muito respeito tanto por aqueles que partiram, como com seus familiares.

Atualmente, as cerimônias incluem chuva de pétalas, violinista, mensagens, vídeos de conforto e revoadas de pombas brancas, conforme o desejo e a crença religiosa da família. Tudo dentro da Sala de Homenagens tem um valor terapêutico, desde as poltronas que abraçam, a cascata que remete a vida, as cortinas que descem ao final da cerimônia simbolizando o encerramento de um ciclo, o espetáculo da vida. As cores e aromas também têm benefício emocional. Todas as formas de homenagem oferecidas pela Vaticano passaram pela avaliação de psicólogos, com objetivo de verificar se tais procedimentos realmente auxiliam no momento da despedida, e posteriormente no período de luto.

O psicólogo Adenir Prevedello, um dos profissionais que ajudou na elaboração das cerimônias, explica que a homenagem de despedida auxilia as pessoas a superar o luto. “A cerimônia possui o objetivo de retirar o enlutado do mundo real, da morte, da perda e transformar o momento em simbólico, relembrando os bons momentos e transformando o falecido em suas memórias”, esclarece Prevedello.

O serviço é considerado uma referência nacional, recentemente a diretora Mylena Cooper esteve em São Paulo palestrando sobre o assunto, recebendo elogios de empresários do setor funerário de diversas regiões do Brasil.

Os cerimoniais de despedida estão disponíveis em todas as unidades do Crematorium Vaticano, localizadas em Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná, e Balneário Camboriú e Blumenau em Santa Catarina. Mas há também equipe de Mestre de Cerimônias em Curitiba que podem fazer a homenagem em qualquer local que a família opte para a realização do velório.

Todas as notícias

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ!

Como conheceu a Vaticano?*
Portal Vaticano 2018 © Todos os direitos resevados | Por: Agência Nectarina