Crematório na Grande Florianópolis - Cremação Palhoça

Crematorium Vaticano inaugura maior complexo crematório de Santa Catarina

Crematorium Vaticano, pioneiro no serviço de cremação em Santa Catarina e com mais de 85 anos de experiência no ramo funerário, inaugura no próximo dia 7 de setembro uma estrutura completa para atender as famílias que buscam crematório na Grande Florianópolis. O local, que fica em Palhoça, às margens da BR 101, KM 214, terá um auditório para cerimônias e homenagens com capacidade para 80 pessoas e duas capelas de velórios, uma sala para a entrega das cinzas e uma sala de memórias para as famílias que optarem por guardar as cinzas do ente querido no local. Além disso, o local contará também com o serviço de cremação de animaizinhos de estimação, com uma estrutura diferenciada com forno próprio, serviço de recolhimento e espaço para homenagens.

O projeto do novo crematório na Grande Florianópolis é formado por duas edificações, num espaço total de mais 1.400 m² e conta com sala cerimonial, duas recepções, sala de projeção, duas capelas com sala de estar, sala de memórias, lounges, cafeteria, dormitórios e cozinha, além de estruturas administrativas. O local também oferece estacionamento com 40 vagas para carros e seis vagas para motos.

Opção para cremação na Grande Florianópolis

Primeiro crematório de Santa Catarina, o Vaticano chegou ao estado em 2007 ao se instalar às margens da BR 101, em Balneário Camboriú. Agora, dá à região da Grande Florianópolis a mesma oportunidade de uma despedida digna para quem opta pela cremação. Antes, Florianópolis já contava com os serviços da capela, inaugurada em março deste ano. Agora, será possível também realizar o processo de cremação no novo crematório na Grande Florianópolis, reforçando ainda mais a tradição do Vaticano em oferecer um serviço de qualidade, focado no atendimento personalizado e no acolhimento aos enlutados.

O Vaticano também foi pioneiro no ritual de homenagem com chuva de pétalas e revoada de pombos. “Nossos rituais, cerimônia e auditório foram estudados por um grupo de 14 psicólogos especializados em perda, para que, além de prestarmos uma homenagem à vida de quem deixou saudade, possamos auxiliar a família no processo de luto”, diz Vanessa Ramos da Silva Mengato, diretora de Marketing do Crematorium Vaticano.

Veja fotos do novo crematório na Grande Florianópolis

WhatsApp Image 2017-08-29 at 16.46.38

Opção para a falta de vagas nos cemitérios

Alternativa à falta de espaço nos cemitérios da Grande Florianópolis, a cremação apresenta-se como uma opção mais prática, barata, ecologicamente correta e que resolve o problema de espaço. “Algumas pessoas levam as cinzas para casa, outras enterram ou deixam na sala de memórias. As opções são bastante variadas. É possível fazer diamantes, peças de cristal e até usar urnas biodegradáveis para florescer uma planta junto com elas”, explica Vanessa Mengato.

O plano de cremação preventiva custa R$ 3.100,00, podendo parcelar em até 36 vezes, e tem como diferencial a cerimônia de homenagens, transporte do corpo, processo de cremação e urna para abrigar as cinzas. É importante ressaltar que o procedimento não dispensa o velório. “Cada família tem as suas crenças e seus rituais, e a cremação substitui apenas o sepultamento”, diz Vanessa. O destino final das cinzas é uma decisão da família. Elas podem ser guardadas em casa ou nas Salas de Memórias, plantadas, eternizadas em um diamante ou um cristal.

Para efetuar a cremação, são retiradas as alças dos caixões e outros metais pesados que, se cremados ou enterrados, possam prejudicar o meio ambiente. O processo de cremação não emite fumaça e a temperatura chega a 900°C. Todo o procedimento segue as normas do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, e da FATMA.

A ideia de cremação não é nova. Os historiadores concordam que se iniciou na idade da pedra. Com o passar dos séculos, a prática diminuiu e aumentou, foi condenada e louvada, e avançou de funerais rudes para modernos métodos científicos. Apesar de ser um processo antigo, hoje conta com tecnologia e equipamentos de última geração, e é a forma mais sustentável e ecologicamente correta de despedida.

A maioria das religiões aceita a cremação. Os católicos, evangélicos e espíritas são os que mais procuram o processo. Para os espíritas, cujas doutrinas exigem que o corpo espere de 48 a 72 horas antes de qualquer processo, o Crematorium Vaticano disponibiliza uma câmara fria para este descanso e só depois de autorizado o corpo vai para a cremação.

Telefone para contato 48 3236.3006 ou 3236.0100.
Endereço: Marginal da BR 101, saída Km 214, Palhoça – SC.

. Baixe grátis o e-book O que você precisa saber sobre Cremação

Leia também:

Novo crematório da Grande Florianópolis oferece todos os serviços do Crematorium Vaticano

Crematório e Capela: Duas estruturas do Vaticano na Grande Florianópolis

Quer saber mais sobre os planos de cremação? Preencha o formulário e fale conosco.


Compartilhar
Posted in Crematório Vaticano, Eventos, Florianópolis, Novidade, Palhoça and tagged , , , , , , , .