Outurbo Rosa

Vaticano apoia Outubro Rosa

O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença. Estudos apontam que mais de 1 milhão de novos casos são diagnosticados a cada ano e a doença é responsável por mais de 400 mil mortes no mundo anualmente.

Para conscientizar a população da importância da prevenção do câncer de mama e estimular a participação popular no controle da doença, o mês de outubro é marcado internacionalmente pela campanha Outubro Rosa. A ideia é reforçar a importância dos exames preventivos e estimular as mulheres a fazer o autoexame das mamas.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional que começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A doença

O câncer de mama é uma doença silenciosa, causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, a indicação do Ministério da Saúde é que, para mulheres entre 50 e 69 anos, a mamografia de rastreamento, exame que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, seja realizada a cada dois anos – antes dos 35 anos, somente em casos específicos.

Prevenção

  • Autoexame mensal das mamas;
  • Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa;
  • Mamografia e exame médico das mamas.

Baixe infográfico e saiba mais sobre prevenção ao câncer de mama

O Vaticano apoia o Outubro Rosa. Além de destacar a campanha em suas redes sociais, juntamente com o Novembro Azul, preparamos um infográfico com todas as informações a respeito do assunto, incluindo dicas para o autoexame. Faça o download e previna-se!

Clique para baixar

Compartilhar
Posted in Novidade and tagged , , , , .