finados

Dia de Finados: Cinzas são transformadas em obras de arte

A tradição religiosa de celebrar o Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), será lembrada com uma ação especial em Santa Catarina. Além de prestar homenagem àqueles que partiram, na Capela Vaticano de Florianópolis e no Crematório Vaticano de Balneário Camboriú os visitantes poderão transformar as cinzas em uma obra de arte. Assinada pelas artistas plásticas Olga Saturnina Aquino Ojeda, de Balneário Camboriú, e Eliane Margareth Roussenq, de Florianópolis, as cinzas serão aplicadas nas pinturas e entregue às famílias. No total, serão distribuídas 30 telas em cada uma das sedes do Vaticano.

De acordo com a sócia-diretora do Crematorium Vaticano, Mylena Cooper, a intenção é aproximar ainda mais as pessoas dos entes que já partiram. “O culto aos mortos é uma das práticas mais antigas e fundamentadas em quase todas as religiões, e devido à tecnologia, as homenagens estão cada vez mais diversificadas, o que permitiu essa iniciativa”. A diretora explica que nos Estados Unidos já existem empresas que prestam esse tipo de serviço e que são vários os casos de uso de cinzas em obras de arte.

Veja abaixo algumas das criações. E confira também a programação especial do Dia de Finados nas unidades Vaticano no Paraná e em Santa Catarina.

foto10

foto9

foto8

foto7

foto6

foto5

foto3

Compartilhar
Posted in Novidade and tagged , , , , , , , .