fbpx
Curitiba/PR: 41 3019-3006 | Bal. Camboriu/SC: 47 3361-0400
Palhoça/SC: 48 3242-3009 | Florianópolis/SC: 48 3236-3006

6 filmes de animação sobre o processo do luto e a perda de um ente querido

6 filmes de animação sobre o processo do luto e a perda de um ente querido

Seja com histórias e fábulas para crianças ou com roteiros mais voltados para o público adulto, os filmes de animação costumam trazer reflexões sobre nossas vidas, a maneira como nos relacionamos com outras pessoas e também sobre a perda de alguém que amamos.

Para te ajudar a refletir sobre a morte como um processo natural da vida, e até mesmo para conversar com as crianças sobre a partida de alguém especial, reunimos a seguir seis animações que abordam diferentes aspectos do luto, e da forma como nos despedimos de um ente querido.

UP – Altas aventuras

Up- Altas aventuras é um dos exemplos mais famosos quando pensamos em filmes sobre luto. Na animação, Carl é um vendedor de balões de 78 que precisa aprender a viver sem sua falecida esposa Ellie e decide realizar os sonhos e aventuras que tinha planejado com ela.

O filme traz lições sobre como as lembranças são uma forma de manter a pessoa viva e como podemos seguir a vida sem a presença de quem se foi.

Irmão Urso

Ao buscar vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o nativo americano Kenai é amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais e faz amizade com outro urso.

Além de tratar do luto e da perda de um ente querido, Irmão Urso traz uma história que ajuda a trabalhar a culpa e desenvolver a empatia.

A canção do oceano

Em A Canção do Oceano, Ben e Saiorse são dois irmãos que perdem a mãe e têm que encontrar uma maneira de viver sem ela enquanto crescem e aprendem mais sobre sua própria identidade.

Na encantadora fábula inspirada em uma lenda irlandesa, o elo de ligação das crianças com a mãe são as lendas e as histórias que ela contava e uma concha mágica que ela deixou. Elementos que guiam os irmãos em uma história mágica que aborda temas como o luto e as dificuldades da convivência familiar.

Viva – a vida é uma festa

Viva- a vida é uma festa retrata a tradição mexicana do Dia de Los Muertos, em que familiares enfeitam as casas e preparam as comidas preferidas de quem se foi. Pois, segundo a crença popular, é nesses dias que os mortos têm permissão divina para visitar os parentes e amigos.

No filme, Miguel é um garoto que através da paixão pela música se reconecta com o passado de sua família e descobre o poder e  importância de recordar as pessoas que já se foram.

Procurando Nemo

Mais do que a morte propriamente dita, Procurando Nemo fala  sobre o medo que temos de perder as pessoas que amamos.

Marlin é um peixe que superprotege o seu filho Nemo por conta da tragédia que custou a vida do resto da sua família, e que ao longo da história precisa deixar que o filho cresça e tome suas próprias decisões.O filme traz assim ensinamentos sobre como nossos traumas e medos não podem definir a forma como educamos nossos filhos.

Rei Leão

Com a fábula das aventuras do leão Simba para voltar do exílio e recuperar seu trono, o clássico da Disney aborda temas como a superação do luto e o sentimento de culpa.

Ao mesmo tempo, o filme entrega a comovente lição de que ninguém está morto quando consegue manter seu legado vivo e transmitir seus ensinamentos e valores para outras pessoas.

Confira também:

Despedidas: 6 filmes sobre como vivenciar perdas e o luto
Como falar com crianças sobre a morte

E baixe o guia 12 informações sobre luto, preparado pela psicóloga Cristiane Assumpção.

Todas as notícias

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ!

Como conheceu a Vaticano?*
Portal Vaticano 2018 © Todos os direitos resevados | Por: Agência Nectarina