fbpx
Curitiba/PR: 41 3019-3006 | Bal. Camboriu/SC: 47 3361-0400
Palhoça/SC: 48 3242-3009 | Florianópolis/SC: 48 3236-3006

Gripe: saiba como se prevenir e evitar a transmissão da doença

Gripe: saiba como se prevenir e evitar a transmissão da doença

Com as mudanças de temperatura e o inverno cada vez mais próximo, a ocorrência de resfriados, gripes e doenças respiratórias é cada vez mais comum e afeta pessoas de todas as idades. Mas como passar o outono e inverno imune a esses problemas?

Primeiro é preciso entender que a gripe pode parecer simples, mas não é. A doença, provocada pelo vírus Influenza, é vista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos grandes desafios da saúde em todos os países. Por conta disso, medidas de prevenção e controle – sobretudo a vacinação – são fundamentais para evitar a transmissão do vírus.

A importância da vacinação

O principal objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, as hospitalizações por complicações da doença. E é por isso que grupos mais vulneráveis e que podem disseminar a gripe mais facilmente costumam ser vacinados primeiro.

Em 2019, a Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde tem como grupos prioritários idosos, crianças, grávidas, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, indígenas, trabalhadores da saúde, de escolas, das forças de segurança e do sistema penitenciário, presos, internos e pessoas com doenças crônicas.

A partir do dia 3 de junho, no entanto, as doses restantes estão disponíveis para a população em geral nos postos de saúde. Além disso, instituições particulares também oferecem vacinas da gripe.

Como se prevenir da gripe e evitar a transmissão

Além da vacinação, cuidados no dia a dia podem diminuir as chances de pegar uma gripe e também evitam que você transmita a doença para outra pessoa, caso já esteja doente. A chamada etiqueta respiratória inclui essas medidas simples que ajudam a minimizar a possibilidade de transmissão. Confira algumas das recomendações:

  • Evitar o contato próximo a pessoas que já apresentam sinais ou sintomas de gripe;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Quando isso não for possível, uma dica é usar álcool em gel;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Limpar e desinfetar superfícies que podem estar contaminadas, como mesa e corrimão;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
  • Hábitos saudáveis também contribuem para prevenção da gripe. Ter uma alimentação balanceada, ingerir bastante líquidos e praticar atividades físicas são algumas das recomendações;
  • Procurar um serviço de saúde se sentir os sintomas da doença (febre, calafrio, dor de cabeça, tosse, dor de garganta).

Todas as notícias

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ!

Como conheceu a Vaticano?*
Portal Vaticano 2018 © Todos os direitos resevados | Por: Agência Nectarina