. O sentimento de luto pela perca do pet da família

Recentemente o Crematorium Vaticano lançou seu mais novo serviço, o Crematório Pet Vaticano. Esse serviço tem como objetivo oferecer aos clientes Vaticano o carinho e o respeito que já são conhecidos, mas agora para o membro pet da família. O Crematório Pet Vaticano terá foco no atendimento aos animais domésticos, oferecendo às famílias a oportunidade de organizar uma despedida digna e que não agrida o meio ambiente. Vale lembrar que o serviço será realizado em estrutura própria para homenagem e cremação de animais.

Estudos recentes apontam que os animais sentem amor assim como os humanos, portanto, quando nossos pets partem é normal ficarmos tristes e demorar para nos recuperarmos. Lidar com a perda do pet pode ser muito difícil. Existe uma ligação especial entre o pet e seu dono, o amor incondicional e a amizade pura. E quando o pet se vai, fica um vazio. O pet não é apenas um amigo, ou uma companhia e sim parte da família, e quando o pet morre, é muito semelhante a perca de um familiar.

O luto da sua perda

É importante lembrar que está tudo bem se sentir triste, sofrer, por que para a maioria das pessoas perder o pet é uma dor imensa. Está tudo bem chorar ou sentir-se irritado. Esses profundos e complexos sentimentos são parte do processo de luto, alguma coisa todos nós fazemos, do nosso jeito.

Não existe certo ou errado em lamentar, mas existem alguns sintomas comuns do luto, tanto físico quanto emocional. Você pode ter dificuldade em comer ou dormir, ter problemas em se concentrar ou ter dores de cabeça e estômago. Você pode se sentir especialmente triste ou solitário, talvez se sinta culpado por não ter feito mais por seu amigo. Essas são respostas normais do seu corpo que podem ocorrer depois que ele parte.

A dor é uma ferida profunda, mas lentamente ela irá melhorar. O tipo de tristeza que ocorre após a morte do pet não irá totalmente embora, mas ela se tornará aceitável. Suas memórias queridas do tempo gasto junto ao pet vão permanecer como um recurso de memórias de conforto.

Seu pet não foi “apenas um cachorro” ou “apenas um gato”, Não pense que o sentimento de perca é diminuído por que ele era um animal – esse animal é membro da sua família. Seu pet passou por poucas e boas com você, e esse é o ponto central, tantas memórias, então sua perca é significante. Seus sentimentos são justificáveis e você nunca deve pensar que sua dor deveria ser menor do que realmente é.

Ajudando as crianças a se recuperar

Crianças e seus pets têm um vinculo forte. Muitas vezes as crianças sentem culpa sobre a perca do pet e sentem que eles não fizeram algo para prevenir a morte do seu amigo. As crianças mais jovens podem não compreender o real significado da morte, por esse motivo devem receber uma atenção especial neste período difícil. Para ajudá-los a se recuperar você pode planejar uma tarefa, cuidar de um jardim memorial ou incentivá-los a expressar o sentimento através de desenhos. É recomendado que a criança tenha um tempo adequado antes de ter uma nova companhia. As crianças precisam de tempo para aceitar a perca do amigo.

Relembrando do pet

Separar um tempo para lembrar-se do seu pet e homenagear sua vida e suas memórias é um passo importante no processo do luto. Manter um memorial para o seu pet pode ajudar. Isso não precisa ser um evento elaborado, trabalhoso. Basta reunir a família e compartilhar histórias, olhar fotos e refletir, juntos, da grande vida do pet e como ele foi especialmente feliz com a família. Se tiver crianças pequenas em casa, dê a oportunidade para que falem o que sentem sobre a perca e explique que o luto é natural.

Lembre-se, seja em um serviço formal de memorial ou em uma conversa com a família e amigos, isso ajuda a se recuperar do luto. Ninguém pode substituir seu pet, mas o tempo passa e você pode optar por trazer outro amigo para a companhia da sua família. Essas são fases normais do luto e da recuperação.

Não existe uma forma fácil de dizer adeus, mas com o passar do tempo, lembre-se que você não está sozinho. Sua família e amigos vão te ajudar, e juntos vocês podem celebrar as contribuições maravilhosas que seu pet fez em sua vida.

Para saber mais sobre o Crematório Pet Vaticano, clique aqui.

Compartilhar
Posted in Crematório Pet Vaticano, Novidade and tagged , , .