Fila de espera de adoção é cinco vezes maior que o número de crianças sem família em abrigos

Fila de espera de adoção é cinco vezes maior que o número de crianças sem família em abrigos

Atuz 2019-10-07 14:02:00 - Curiosidades e Notícias

Seria ironia, se os dados não fossem verdadeiros. De acordo com o registro do Sistema Integrado do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) existem no país cerca de 48 mil pretendentes cadastrados para adotar uma criança, e somente 5 mil crianças e adolescentes estão disponíveis no Brasil para adoção.

O motivo maior dessa disparidade é a exigência que as famílias fazem na busca de um adotivo. Os requisitos restringem de tal forma que não chega a 4% as crianças que se encaixam no perfil buscado. Um pouco mais de 70% das famílias buscam meninas de até 3 anos e brancas.

No entanto outros motivos que dificultam a adoção são brasileiros que não querem adotar irmãos, esse número é de 66%, nos abrigos também existem muitas crianças com problemas de saúde bem como com a síndrome do alcoolismo fetal, causado pelo abuso cometido pelas mães biológicas durante a gravidez, também os traumas e problemas psicológicos afetam muitos meninos e meninas que moram em abrigos.

Porém, o enfermeiro Uanderson Barreto que mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro contrariou todas as estatísticas adotando dez crianças mais velhas. Ele conta que o motivo foi de não querer separar irmãos biológicos. Da família que formou desde 2011 adotou primeiro três irmãos, depois mais dois irmãos, um menino ele adotou sem irmão biológico, e por último, adotou mais quatro irmãos, sendo um com paralisia cerebral.


Uanderson com nove dos dez filhos adotados; um ainda está no abrigo. 

 Hoje o enfermeiro e funcionário público diz que realizou o que mais desejava durante toda sua vida “Eu me sinto realizado, feliz. Feliz demais por ser pai. Claro que nem tudo é um mar de rosas. A gente perde algumas coisas, mas nada faz falta para mim. Meus filhos me preenchem em tudo. Minha vocação é ser pai, era meu grande sonho”, conta.

Acesse aqui e conheça mais sobre a linda história de adoção de Uanderson Barreto

Link: https://globoplay.globo.com/v/7835477/

Veja o vídeo que o Uanderson deixa uma mensagem carinhosa para os seguidores do Portal Vaticano! Obrigado Uanderson!

Da família adotante é avaliado o estilo de vida, se é compatível com a criança, não pode ter razões equivocadas como adotar para superar uma solidão, uma perda de um ente querido, superar crises conjugais, nestes casos, a adoção pode ser inviabilizada.

Para quem deseja adotar uma criança deve iniciar o processo entre reunir documentos, comprovar aptidão, estabilidade psicológica e financeira e entrar na longa lista de espera.

Conheça as regras para adotar uma criança

Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-05/passo-passo-da-adocao-conheca-regras-para-adotar-uma-crianca-no

 

 

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.

2º via Boleto