Campanha Novembro Azul mês que conscientiza a população masculina na prevenção do câncer de próstata

Campanha Novembro Azul mês que conscientiza a população masculina na prevenção do câncer de próstata

Pesquisa afirma que 49% dos brasileiros acima dos 45 anos nunca realizou o exame

A Campanha Novembro Azul tem como foco conscientizar os homens da importância de realizar o exame que diagnostica o câncer de proposta. Durante o mês são realizadas várias campanhas que trazem informações sobre a doença que ainda atingem muitos homens. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018, é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.  O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela.

Bons hábitos, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive do câncer de próstata. “Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças em hábitos de vida. É importante manter a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras”, destaca o oncologista Luciano Paladini.  “Com a detecção precoce do câncer da próstata, a taxa de cura fica em torno de 90% a 95%”.

Infelizmente, ainda há muito preconceito com o exame de toque. Aproximadamente dois terços dos homens brasileiros não se submetem ao toque retal de rastreamento.  Os dois exames juntos (toque e PSA) conseguem diagnosticar 80% dos casos de neoplasia de próstata”, alerta Paladini.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnósticos em estágios avançados, embora tenha ocorrido uma maior procura nas últimas décadas devido à divulgação e conscientização na população masculina.

 Conheça então 5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

Tomate: O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante e aliado na prevenção do câncer de próstata. Uma boa dica é consumir o tomate  cozido, em molhos caseiros ou ensopados, pois o licopeno é melhor absorvido pelo corpo.

Vegetais escuros: Brócolis, couve, espinafre, entre outros, possuem muitos benefícios nutricionais e diminuem os casos de câncer de próstata. Isso porque são ricos em ácido fólico. Consuma pelo menos uma porção de vegetais escuros por dia!

Chá Verde: Riquíssimo em antioxidantes, o chá verde possui muitos benefícios para a saúde. Entre eles está o de destruir algumas bactérias e vírus, fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de células cancerígenas, entre outros. Procure consumir cinco xícaras de chá por dia.

Alho e cebola: O alho e a cebola contém antioxidantes que impedem a ação dos radicias livres. Segundo estudos, o consumo de meia cebola e dois dentes de alho por dia, já diminuem em cerca de 30% a chance de câncer de próstata.

Frutas oleaginosas: Nozes, amêndoas, avelã, amendoim e castanhas contém selênio, um mineral rico em antioxidante, muito importante para a saúde da próstata. Consuma de 1 a 2 unidades por dia.

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.

2º via Boleto