Cobras como animais de estimação?

Você já pensou em ter uma serpente como pet? Neste texto vamos falar sobre esse animal de estimação nada convencional. Para os iniciantes a melhor escolha é ter uma cobra que não seja tão pequena porquê existe o risco de ela se esconder em buracos, vãos de janelas ou portas, entre outros espaços. Também uma serpente de porte muito grande em um apartamento, por exemplo, já não seria uma boa ideia para o tutor e nem para a própria cobra, pois não teria um espaço suficiente para ela viver de forma confortável e segura.

Para criar uma Jiboia da Amazônia, por exemplo, que tem fama de ficar gigantesca, porém, o macho não passa de 1,80 e 2 metros e uma fêmea adulta não passa de 2,5 e 3 metros, e chegam a pesar de 15 a 20 quilos. Esses animais só atingem esses tamanhos com mais de 15, 20 anos de idade. As cobras se bem tratadas passam dos 30 anos. Se alimentam só uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. É essencial ter um viveiro com várias adaptações como lâmpadas especiais para aquecimento, sistema de aquecimento de fundo. Portanto, é possível comprar uma cobra legalmente no Brasil, de criadouros legalizados pelo IBAMA. E nos próprios criadores é possível encontrar todas as informações de necessidades biológicas da serpente e de outras necessidades bem como tipo de vasilhas para tomarem água, para tomarem banho, qual substrato adequado, se precisa se enterrar, se não precisa. Qual tipo de tronco para se enrolar, tipo de lâmpada ultravioleta, infravermelho, pedras ou placas aquecidas, ou seja, todos os criadouros, hoje, registrados, repassam as serpentes para os petshops com uma cartilha de como cuidar desses pets em cativeiros.  As cobras se alimentam de presas vivas, porém, hoje já é possível comprar ratos congelados, esses animais são abatidos de forma indolor e são congelados. Já diminui o sofrimento de quem não gosta de ver os ratinhos sendo abatidos vivos.  Lembrando que toda essa logística se encontra em petshops. É importante lembrar que o viveiro tem que ser muito seguro, porque as serpentes são mestres em fugir.

As serpentes que são nascidas em criadouros legalizados que já vem com microchip injetado na musculatura e possui toda uma série de documentação, essas cobras, geralmente tem um preço mais elevado do que animais de tráfico, porém, um animal adquirido em tráfico terá que viver de forma escondida e ninguém pode saber que você tem um animal ilegal. Ao contrário do pet legalizado que você pode sair com ele para passear e viajar.

Vamos deixar aqui algumas dicas de espécies mansas que podem serem criadas em casa: Cobra de Milho, Falsa Coral ou do Leite, Cobra Real Californiana, Cobra Ghoper, Cobra Casa Africana, Píton Real e a famosa Jiboia.

Divulgação/Cobra de Milho

Divulgação/Real Californiana

Divulgação/Ghoper

E se você pensa em ter uma cobra de estimação, já fica aqui algumas dicas, de cuidados bem importantes para por em prática, quando seu bichinho exótico chegar na sua casa.

 

Redação Vaticano

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.