Curiosidades sobre os Chihuahuas!

Curiosidades sobre os Chihuahuas!

Acredita-se que esse cãozinho surgiu na região de Chihuahua no México, inclusive é desse local que vem o nome deles. É uma raça muito antiga que tem pelos curtos, porém por conta de alguns cruzamentos com as raças papillon e com o Lulu da Pomerânia surgiram os chihuahuas de pelos longos e lisos. É considerada a menor raça de cachorros do mundo, embora haja cães maiores e menores desta raça, não existem variações de tamanhos como os chamados chihuahuas toys ou microtoys. Esses bichinhos são tão frágeis que o peso deles variam de 500 gramas a 3 quilos. Uma característica bem forte que os chihuahuas tem é o formato da cabecinha que parece uma maçã. Embora sejam pequenos eles possuem um temperamento corajoso que impõe respeito. Por causa do seu temperamento forte as pessoas gostam muito de provocar esses pets: provocam, irritam, brincam de forma grosseiras e acham graça do comportamento agressivo e estimulam mordidas e depois brigam com os bichinhos por ficarem estressados.

Portanto, se o chihuahua for bem tratado ele é um excelente companheiro para os humanos, gostam de atenção e são um grude com seus tutores. Não é aconselhável tê-los em ambientes que tenham crianças, por serem muito pequenos e frágeis as brincadeiras brutas podem ser revidadas com mordidas, por isso é muito importante ensinar as crianças a sempre respeitarem os animais desde pequenos. Essa raça pode ser criada em apartamentos, apesar de não gostarem de ficar sozinhos lidam bem com a ausência dos humanos dentro de casa.

Costumam a latir bastante e por este motivo são considerados “cão de alarme”, é bem difícil uma pessoa estranha entrar em casa e não ser percebido pelo cãozinho. Eles possuem uma personalidade muito forte, e um adestramento comportamental desde pequeno é muito aconselhável. São inteligentes, aprendem as coisas muito rápido, são muito desconfiados e arredios com estranhos, além de agressivos por natureza! Levar em parques e socializá-los com outros cães e pessoas de todas as idades ajuda a deixá-los mais tranquilos e equilibrados.

Divulgação

A quantidade de água também não deve ser muito grande. Um cão do porte, peso e tamanho do Chihuahua deve ingerir, no máximo, 250 ml por dia.

Principais cuidados

Vigiar na quantidade de comida e cuidar da obesidade que é uma tendência natural da raça. Os banhos podem ocorrer de 15 a 30 dias por não terem odor muito forte. Levá-los para passear é muito importante para queimar energia diária, por serem muito agitados. Escovar os dentes dos bichinhos evitam tártaros e problemas dentários. Disponibilizar vários brinquedos em casa também é muito relevante para que eles brinquem quando estiverem sozinhos. Cuidar com a temperatura ambiente onde eles vivem, os chihuahuas não tem tolerância ao frio, é muito comum vê-los tremendo, inclusive. Proteja-os com roupinhas e lugares adequados. É normal o chihuahua tremer, por isso é importante identificar os motivos que podem ser por frio, ansiedade, medo, entre outros. Com relação a saúde é um cãozinho bem resistente e saudável, porém podem apresentar algumas doenças como insuficiência cardíaca, hipoglicemia, luxação patelar. O ideal é levar o pet ao veterinário sempre para fazer um check-up anual. Exceto se sentirem dor, falta de apetite ou tremedeira excessiva, nestes casos, tem que levá-los imediatamente ao veterinário. Eles vivem de 12 a 20 anos. E medem de 15 a 23 centímetros. As cores podem variar de branco, fulvo, creme, chocolate e dourado.

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.