Gato Munchkin (anão)

Há registros que os primeiros dessa raça surgiram na década de 1940 por meio de um médico veterinário britânico. Seu formato anão é o resultado de uma mutação genética espontânea e vem despertando cada vez mais olhares curiosos, tendo lutado fortemente por aceitação e contra olhares preconceituosos.

Assim como os cães da raça Dachshund o famoso “salsicha” o Munchkin também desperta muita curiosidade em função de suas pernas curtas e costas longas. Embora sejam vistos como estranhos e não muito atraentes, são super carinhosos, dóceis, amáveis e super inteligentes.

Suas patinhas curtas são irresistíveis. Imagem/internet

Geralmente o porte desses bichinhos é bem pequeno sendo que os machos são um pouco maiores que as fêmeas. Essa é a única raça que possui pernas com um terço do tamanho normal. Outra característica interessante é que as patas traseiras são um pouco maiores que as dianteiras. Por isso, é bem comum ver esses felinos apoiados sobre as patas de trás, como se fossem mini cangurus. Suas cores são variadas e possuem uma pelagem de espessura média, felpuda e bem sedosa. Porém, são raríssimos os munchkins de pelos longos, os chamados de munchkin longhair.

E não, é que parece um mini canguri? Imagem/internet

Os gatinhos dessa raça são super tranquilos e amam os seus tutores. São extrovertidos, afetuosos, se dão super bem com outros animais e crianças. Mesmo que sua condição física lhe traga algumas limitações esses bichanos podem escalar móveis e lugares altos. Por conta disto, todo cuidado e atenção são necessários para que não se machuquem.

É uma raça ideal para quem mora em apartamento. Além de serem super sociáveis e grandes companheiros para as pessoas que moram sozinhas, ou até mesmo para idosos. Esses bichanos pesam entre 2 a quatro quilos. E sua expectativa é entre 10 e 5 anos.

Essa raça foi identificada recentemente. Pois foi reconhecida somente em 1995 pelo TICA – The International Cat Association como raça e não mais como uma mutação.

Texto Alethea Corrêa

Fonte: internet

 

Veja também:

5 cachorros para ter em apartamento

Acesse o link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/5-racas-cachorro-apartamento

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.