Conheça os principais exames veterinários e a importância de cada um deles

Conheça os principais exames veterinários e a importância de cada um deles

Estudos comprovam que ter um bichinho de estimação em casa pode reduzir a pressão sanguínea, o colesterol, o nível de triglicérides, diminui o estresse do ser humano, além de trazer muita diversão, alegria e amor para o ambiente familiar. Quantos benefícios não é mesmo?

Divulgação

Porém, não podemos pensar somente em nosso lazer e bem estar, os animais também precisam de cuidados: serem bem alimentados, manter a saúde deles em dia levando em consultas veterinárias de rotina também é muito importante. Como nós seres humanos, eles também precisam fazer exames para diagnosticar as doenças e posteriormente fazer os tratamentos de acordo com o resultado de seus exames. Separamos aqui os exames mais realizados em clínicas laboratoriais veterinários e a importância de cada um deles:

Uroanálises – Exame de urina, é um dos exames mais realizados em laboratórios. E as doenças mais comuns identificadas por esse exame são:  diabetes; hepatopatia; tumores da bexiga; infecções; inflamações; insuficiência renal;  lesão tubular.

Parasitológico de fezes – Exame bastante comum nos laboratórios pois ajuda a identificar a presença de verminoses e protozoários. Os parasitas geralmente causam doenças intestinais como a giardíase e isosporose.

Parasitológico de pele e pelo – Realiza-se a raspagem cutânea do local da lesão.

É feito para detectar a presença de fungos, infecções bacterianas e ácaros, como no caso de sarnas. É realizado com a cultura do pelo para facilitar o tratamento ao identificar o patógeno responsável pela lesão.

Citologia - É indicado para diferenciar processos inflamatórios crônicos ou agudos e neoplásicos benignos e malignos. Como obter a amostra: pode ser obtida por raspagem, coletando fragmento do órgão a ser analisado, ou usando uma seringa com agulha para aspirar o material.

Por isso fique atento nos sintomas abaixo que podem indicar alguma anormalidade em seu bichinho de estimação. Se identificar alguns desses sinais é recomendável levá-lo em uma consulta veterinária e fazer exames:

Falta de apetite

Cansaço

Fraqueza

Inquietação

Tremores

Vômito

Diarreia

Sangue nas fezes

Dificuldade para defecar

Perda de peso

Prurido perianal

Ruído na respiração ou Dificuldade de respirar

A recomendação é que os exames sejam realizados mesmo sem apresentar sintomas, pois com o diagnóstico precoce e com o tratamento adequado pode ajudar evitar doenças graves.  

 

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.