Tutores também passam pelo processo do luto quando perdem um pet!

Embora não seja reconhecido pela sociedade, os tutores de animais também enfrentam o luto quando perdem seu pet querido. Hoje é uma realidade, certo que cada pessoa elabora o sofrimento de forma diferente, muito peculiar e subjetiva. É possível pensar nos cinco estágios que envolvem o processo do luto, termo afirmado pela psiquiatra Elisabeth Kübler Ross. Porém, é importante salientar que os estágios não ocorrem de forma linear, muitas vezes podem ocorrer simultaneamente. Ou a pessoa pode passar somente por um, dois, ou três estágios, o processo ocorre conforme o apego que a pessoa tinha ao “filho de quatro patas”.

É muito importante observar a reação do ente querido em relação a perda e ficar atento a necessidade de acionar um profissional da psicologia para auxiliá-lo no processo, se for o caso.

Divulgação

Seguem os cinco estágios do processo do luto embora não ocorram exatamente nessa ordem, depende de pessoa para pessoa.

Negação: dificuldade em aceitar a realidade, a morte ou doença terminal própria ou de alguém próximo ou do pet

Raiva: perguntas como “Por que isso está acontecendo justo comigo?”, “Por que o mundo segue, sendo que a minha dor é grande?” são comuns nesta fase

Barganha ou negociação: crença em um milagre, em algum recurso que irá prolongar uma vida

Depressão: caracterizado por debilidade, tristeza, solidão e saudade, entre outras emoções, se aprofundada, pode levar a uma depressão de fato

Aceitação: quando a raiva, a angústia, a tristeza, inveja amainam e são sucedidas ou acompanhadas de uma sensação de paz, sossego, saudades é o momento no qual a vida do enlutado começa a se reorganizar.

Como tudo o que se refere a comportamento humano, o luto é um momento de muita complexidade. Não ignore ou desmereça, se estiver passando por isso. É importante viver as emoções que surgem até elaborar todo o processo.

 

Por Sandra de Almeida, médica veterinária e psicóloga

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.