Saiba 5 curiosidades sobre o peixe!

Você sabia que o peixinho como bichinho de estimação faz bem para a saúde? Isso mesmo!  Pois contemplar os aquários pode reduzir os níveis de estresse, diminuir a ansiedade, inclusive pode acalmar as crianças mais agitadas. Portanto, todos os pets precisam de cuidados, e os cuidados com os peixes não é diferente, eles necessitam de atenção e de um ambiente muito bem estruturado, para que tenham uma boa qualidade de vida e sem esquecer que eles também possuem pico de estresse e necessitam de pontos de fuga. Então separamos aqui, cinco curiosidades sobre esse animalzinho aquático que tem sido bastante procurado como pet para as crianças.

Divulgação/ Peixe Betta

1- Peixes dormem? No período noturno o metabolismo dos peixes fica mais lento onde eles nadam de forma mais lenta e ficam num estado como se estivesse em stand by, diminuem a frequência dos movimentos e dormem, só não fecham os olhos porque eles não possuem pálpebras. E esse é um dos motivos de eles não comerem no período noturno, porque eles dormem.

Divulgação/ peixe betta dormindo

2- Bebem água? Parece uma pergunta sem importância, porém, é uma pergunta válida. Pois o peixe vive de uma maneira muito sútil dentro da água, e por conta disto, existe esta curiosidade. Mas o peixe absorve sim, a água onde ele vive.

3 - Peixe faz xixi? Sim, igual aos outros animais. O peixe não faz somente o seu xixi, mas também libera suas fezes na água. Lembrando que é possível localizar as fezes no ambiente aquático, já o xixi é imperceptível. Mesmo parecendo óbvio o peixe também respira dentro da água, mas de uma maneira diferente. Eles possuem na cabeça órgãos que se chamam brânquias, onde a água passa por essas brânquias e absorve o oxigênio dissolvido que está na água. Por isso, é importante quer seja no aquário ou tanque de água uma boa oxigenação para eles.

4- Peixe pode se afogar? Pode, sim. Existem alguns peixes que são pulmonados, aqueles que sobem até a superfície, absorvem o ar atmosférico, na lâmina da água, e respiram de forma muito parecida como outros animais. Um exemplo, é o peixe Betta, ele é um peixe pulmonado que precisa ir até a superfície e absorver o ar pela lâmina da água. Por este motivo, este peixe pode se afogar se for colocado num recipiente com tampa onde a água é preenchida totalmente sem ter um espaço aberto para ele subir até a superfície e absorver o ar.

Divulgação/ peixe pulmonado

5- Peixes sentem frio?  Sim, eles também sentem frio. Os peixes são animais de sangue frio e eles precisam da temperatura ambiente para que o metabolismo funcione corretamente. Se o ambiente da água estiver menos de 18 graus o metabolismo dos peixes cai bruscamente.

Uma dica importante: Comida que sobra dentro da água pode virar doença para o peixe. Por isso, tem que ser retirada imediatamente.  

Essas curiosidades parecem muito óbvias, não é mesmo? Mas com certeza muita gente nunca parou para pensar sobre, ou para você que não sabia agora já sabe.

 

Texto Alethea Corrêa

Fonte: Leandro Laureti - Aquaponista

 

 

Saiba também em nosso site sobre:

Tutores também passam pelo processo do luto quando perdem um pet!

Acesso o link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/luto-pet

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.