E quando um animalzinho de estimação morre! O que fazer?

Hoje os animais de estimação são considerados membros da família, ganharam um significado novo na vida de seus tutores. Estão mais próximos de seus donos, do cotidiano deles, já fazem parte da programação da família. A prova disso são os cuidados com os pets. Atualmente existem hospitais públicos para cachorros e gatos, planos de saúde, desfrutam de rações conforme o tamanho, intolerância, massa corporal, também ficam em hotéis e creches. Porém, nunca estão preparados para a perda do bichinho de estimação. Mas e quando os pets morrem? Como lidar com a situação da perda? Vivenciar um luto que ainda não é reconhecido pela sociedade? De acordo com a psicóloga especialista em luto, Cris  Assumpção, a dor da perda depende do significado do animal na vida da pessoa. “Romper um vínculo de amor com pet de estimação também é sufocante e doloroso.  É fundamental abrir um espaço de fala para esse luto não reconhecido. Porque a sociedade não permite essa expressão de pesar, algumas não consideram importantes, e falam “é só um bicho”.  Quem não tem a vivência desse carinho, desse laço afetivo, não tem ideia da dor da perda. Precisamos ter compaixão quando as pessoas perdem um animalzinho de estimação, porque para elas é algo muito valioso”, comenta.

Divulgação

Para os idosos, por exemplo, que possuem animais de companhia, essa perda pode ser muito importante. Para as crianças também, às vezes, pode ser a primeira dor da perda. Porém, a sociedade, infelizmente ainda não aceita o luto de pessoas que perdem seus pets e o que pode causar problemas psicológicos nos tutores enlutados.

Por isso, respeitar a dor da perda do outro é muito importante. O luto de cada pessoa é diferente, depende do grau desse sentimento imensurável e da dependência de quem se foi. Quanto mais somos apegados, mais difícil será reestruturar à nova vida

Mas o que fazer quando eles morrem?

Divulgação

Na hora da dor, sem saber o que fazer, muitos tutores acabam deixando seu bichinho nas mãos de clínicas veterinárias e não sabem se foi descartado, incinerado ou jogado no lixo. Essa atitude pode causar arrependimentos depois, por conta de a família não se despedir corretamente daquele que foi seu companheiro por muito tempo, não vivenciam um luto de forma saudável.


DESPEDIDA DIGNA
A despedida auxilia no processo do luto, pois a dor é semelhante da dor da perda de um familiar ou amigo próximo. Fazer uma homenagem digna para o pet é uma forma de saber lidar com a morte dele. Portanto, hoje é possível encontrar várias possibilidades de fazer uma última homenagem ao pet. Existem vários planos que possibilitam uma cerimônia especial junto com a cremação do animal.

Cerimônia da última despedida do pet, com mestre de cerimônias no Crematório Pet Vaticano

Crematório Pet Vaticano oferece planos de cremação que envolvem todo o cuidado que o pet merece, como o banho, preparação do corpo, cerimônia de homenagem e despedidas. Os planos podem ser adquiridos com antecedência, tanto a cremação EXCLUSIVA quanto a COLETIVA.

No primeiro, a cerimônia e a cremação são individuais e a família leva para casa as cinzas em uma urna ou pode deixar na Sala de Memórias dos Crematórios Pet Vaticano. Já no plano coletivo, a cremação é feita em conjunto com outros animais e as cinzas são espalhadas no Jardim dos Crematórios Pet Vaticano, de São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina e, Almirante Tamandaré, no Paraná. Ambos os planos são para animais de até 80kg e incluem a remoção do corpo do local do óbito, até o local da cremação - até 150km.

Fale com sua família e com o médico veterinário e escolha o melhor destino final para quem sempre esteve ao seu lado!

Serviço - Para mais informações a respeito da cremação pet oferecidos pela Vaticano, entre em contato conosco por meio de nossa central de atendimento. 

                       ATENDEMOS NO PARANÁ E SANTA CATARINA

PARANÁ

Crematório Pet Vaticano - Almirante Tamandaré

Tel.  41 3698.6843 

Crematório Pet Vaticano– Curitiba

Tel.:  41 3014-3131/ 9 9907-0145

SANTA CATARINA

Crematório Pet Vaticano - Balneário Camboriú

Tel. 47 3361-0400

Crematório Pet Vaticano - São José

Tel. 48 9 9183-9965

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.