Cães terapeutas do luto o que eles trazem de benefícios?  

Cães terapeutas do luto o que eles trazem de benefícios?  

Eles são dóceis, inteligentes, carinhosos, alegres, companheiros e dispostos a amar incondicionalmente, independente da classe social e aparência física. Transmitem afeto sem nenhum sinal de interação. É comprovado que os seres humanos se sentem mais acolhidos quando estão próximos dos animais, pois eles conseguem transmitir reciprocidade e confiança, desta forma, facilita a troca de contato e toque entre o humano e o animal permitindo um tratamento natural ao paciente ou o enlutado.
A ciência afirma com estatísticas que durante um atendimento com a presença de um cachorro, diminui a frequência cardíaca do indivíduo, onde o relaxamento corporal e o equilíbrio respiratório tomam conta da pessoa o deixando com bem-estar promovida pela interação com os animais. 
Porém, para os animais trabalharem com pessoas enlutadas é muito mais delicado, é o momento que a pessoa não quer falar com amigos ou familiares, quer ficar quietinho. E nesse momento tão difícil, os animais são como um “recurso” o alívio da alma, recebem afagos das pessoas e os retribuem da mesma forma, o carinho genuíno que só eles sabem demonstrar para os humanos.
Mariza Mastaler Ayres trabalha cerca de 13 anos com cães terapeutas e participa de vários projetos em que os pets auxiliam na recuperação de vários públicos como crianças e idosos. “E para as atividades que envolvem terapia, o cão tem que ser muito tranquilo e dócil”, conta Mariza. No entanto, trabalhar com o público enlutado ela diz que é um desafio e exige muito discernimento durante as visitas nas capelas. “Sempre chegamos em silêncio, respeitando o tempo das pessoas se aproximarem dos cães. Pois eles são treinados para passar amor, e a gente percebe que eles trazem conforto”. 
A psicóloga do luto Cris Assumpção explica que o objetivo dos cães terapeutas do luto é tornar o momento triste e turbulento em um ambiente acolhedor. “A presença dos cães tem como finalidade levar aconchego mesmo em meio a dor, eles são afetuosos e a troca de carinho traz benefícios psicológicos, diminui o estresse, controla a raiva e permite que a pessoa enlutada transmita sentimentos”.


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.