Curiosidades sobre as calopsitas!

Curiosidades sobre as calopsitas!

As calopistas são aves originárias da Austrália. São da mesma família da cacatua e podem ter até 30 cm de comprimento na fase adulta e pesar em média 100 gramas. Livres na natureza elas vivem em torno de 10 a 15 anos, em cativeiro podem chegar até 25 anos se bem cuidadas. São consideradas animais domésticos por não precisar de autorização legal para tê-las em casa. Exceto se o tutor precisar transportá-la de um estado para outro, aí será necessário emitir o GTA – Guia de Trânsito Animal. Elas são super dóceis, interagem com outros animais, inclusive com animais menores como periquitos que elas não atacam.

Divulgação

Outra característica interessante dessa ave é que ela aprende alguns truques bem como a falar, se bem treinada pode falar frases pequenas como “olá, “venha cá”, “cadê você”, palavras simples elas conseguem repetir. Outro fato interessante é que só os machos aprendem a falar, apenas 5% das fêmeas conseguem falar ou cantar. As comidas mais indicadas para elas são rações de boa qualidade, mix de sementes, verduras e frutas. Para quem deseja adquirir uma ave desse porte, é recomendável pesquisar e procurar em criadores seguros, geralmente são aves muito saudáveis e bem cuidadas.

E quando chega em sua nova casa como reage? A ave terá que passar por um período de adaptação, é normal que ela estranhe tudo no início, tenha medo, e até coma pouco nos primeiros dias. Mas isso não passa de um a dois dias. Se ocorrer de não comer por mais dias, é importante consultar um médico veterinário por conta de ser outro problema menos a adaptação a nova casa. O local aonde vai ficar a gaiola também é muito importante para a Calopsita. Verifique tudo o que tem ao redor para evitar acidentes, não deixar brechas na gaiola, não deixar perto objetos cortantes, pontudos, não deixar fios plugados por perto porque elas podem roer e levar choques.

Fêmeas podem botar ovos sem a presença de um macho por conta de armazenarem esperma dentro delas.

Outra dica relevante é decidir assim que chegar em sua nova morada se será cortada sua asa ou não. Porque se deixar a asa crescer, permitir que ela voe, e depois que aprender a voar, for cortada a sua asa pode ocorrer de tentar voar novamente do jeito que era acostumada e começar a cair ocasionando acidentes como machucar o peito, as patas ou até acidentes mais graves. Para quem não sabe a calopsita odeia gaiola, mas odeia ficar presa dentro dela. Mas então porque comprar uma gaiola se elas não gostam de ficar presa? É na gaiola que está a referência de comida, de água, a ave pode querer dormir lá dentro, ficar dentro por algum tempo. Porém a noite é importante que ela durma dentro da gaiola para protegê-la de pânicos noturnos.

É recomendável que a ave fique o máximo de tempo solta durante o dia e durma na gaiola. A comida e a água devem estar sempre disponíveis porque elas comem no tempo delas. E nunca repetir ou dar o mesmo alimento dias seguidos, tem que sempre variar as sementes, tipos de ração, verduras ou frutas. O cuidado com as calopsitas é como se tivesse uma criança de dois anos em casa que já corre pela casa toda para aprontar e se acidentar. Não pode deixá-las desacompanhadas a não ser se for num ambiente que seja seguro para elas. Para as pessoas que trabalham o dia todo e não podem dar atenção à sua ave, o interessante é ter duas calopsitas porque uma fará companhia para a outra. Portanto, se faltar comida, se faltar companhia, se ficar muito presa a ave ficará muito estressada.

A gaiola da calopsita deve ser grande e com espaços pequenos entre as grades

E uma calopsita estressada fica mais fraca, fica sem se alimentar, arranca suas próprias penas do corpo, podem ficar doentes e até morrer por tristeza. No entanto, tudo isso tem que ser evitado para que a calopsita tenha uma vida saudável. Considerando uma calopsita de padrão cinza, os machos costumam ficar com o rosto mais amarelo, com aquela simpática mancha alaranjada nas bochechas muito bem marcada. Já nas fêmeas, o tom das bochechas geralmente é mais claro, e seu rosto, de um tom de cinza ou de um amarelo bem suave.

Duas curiosidades das calopsitas:

Elas têm personalidade própria cada uma vive a sua maneira.

Se elas estiverem muito agitadas é só colocar qualquer tipo de música: funk, sertanejo, clássica que elas vão se acalmando aos poucos.

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.