Conheça um pouco mais sobre a raça poodle

Conheça um pouco mais sobre a raça poodle

Os poodles são cães populares no mundo inteiro. Tem sua origem disputada por dois países: alguns dizem que a raça veio da Alemanha onde era chamado de “Pudel” que significa “cão da água”, outros afirmam que eles são originários da França aonde eram chamados de “Caniche” que significa caçador de aves aquáticas. Seu antecessor é um cão muito parecido com ele chamado Barbet. Esses cães são extremamente versáteis tanto na aparência como na sua utilização. São reconhecidos  por quatro tamanhos: o de porte grande – 45 a 60 cm, o médio -  35-45 cm, o anão – 28 a 35 cm e o poodle toy – 24 -28cm. Lembrando que o micro-toy não existe.

Divulgação / Poodle Toy

Sua linda pelagem permite muitas tosas criativas, cheias e artísticas. No início da raça essas tosas tiveram objetivo de diminuir o peso da água na pelagem e de protegê-los de baixas temperaturas. Hoje são feitas meramente por estéticas a apresentações. Existem também os poodles com o pelo encordoado estilo o cantor imortal Bob Marley. As cores se diversificam:  preto, branco, cinza, marrom ou vermelho, geralmente não tem manchas.

Divulgação / Poodles encordoados

Quando olhamos os poodles atuais temos a impressão que são cãezinhos de madame. Mas na verdade essa raça pode surpreender, pois inicialmente eles eram cães de água, muito esportistas, cheio de energias e caçadores de aves aquáticas. Você consegue imaginar seu bebê poodle caçando um pato no meio da mata? Além disso essa raça ficou em segundo lugar no ranking de obediência canina perdendo apenas para o border collie. Os poodles são muito inteligentes, aprendem comandos e truques com muita facilidade. Essa raça é muito inteligente e exigente e como convive diretamente com seu tutor ele aprende rapidamente a fraqueza da família e tende manipular os seres humanos fazendo manha e tudo mais para chamar a atenção. A boa educação de um filhote de poodle é essencial para um convívio saudável. Ensinar truques para essa raça é muito fácil, ter um poodle adestrado vai alegrar o ambiente de casa e enriquecer a vida dele também.

Divulgação / Poodles coloridos 

Eles possuem muita energia e por isso ficam entediados com muita facilidade, portanto, o ideal é levá-los para passear uma, ou duas vezes ao dia. Os maiores precisam de mais tempo para caminhar, pelo menos 1 hora de passeio é o suficiente. Já os de portes menores o passeio pode durar cerca de 30 minutos. Brinquedos e atividades também são importantes para que eles se distraiam durante o dia. Caso ao contrário podem latir muito, destruir objetos, desenvolver depressão, além de ansiedade de separação. São ótimos cães de companhia e seguem seus tutores por todas as partes, são carinhosos, brincalhões, não gostam de ficar sozinhos e adoram todo o tipo de atenção. É de responsabilidade dos tutores ensinarem seus filhos a conviverem com seus pets desde pequenos para que não ocorram brincadeira brutas e acabar assustando os pets onde podem reagir de forma violenta para se defenderem. Os poodles podem desenvolver possessividade por alguém, não permitindo que outras pessoas se aproximem de seu tutor preferido.

Principais cuidados com a raça

O principal cuidado é com sua pelagem por crescer muito rápido. Às vezes é necessário tosar mensalmente. O banho mais a tosa higiênica a cada 15 dias, escovação dos pelos diariamente com cuidado, por serem enroladinhos e formam nós facilmente, a hidratação é opcional. Eles não soltam tanto pelos como as outras raças, os olhos costumar lacrimejar bastante sendo assim é necessário a higienização frequente no local com pano limpo e úmido. É uma raça muito saudável, porém, existem algumas doenças que o animal tem mais propensão de ter e são elas: torção gástrica, catarata, doença de Addison e adenite sebácea. Eles também podem apresentar epilepsia, displasia de quadril, entre outras.

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.