Você sabia que o coronavírus pode ser transmitido mesmo com a pessoa estando morta

Você sabia que o coronavírus pode ser transmitido mesmo com a pessoa estando morta

Atuz 2020-02-28 13:53:00

No total, já são cerca 71 mil pessoas infectadas pelo vírus do coronavírus. Mortes confirmadas causadas pela infecção já somam 1850, no mês de fevereiro. De acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde) 92 casos de transmissão entre humanos fora da china. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado dia 26 de fevereiro em um paciente de 61 anos que esteve na Itália. Os primeiros casos foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde. E foi no início de dezembro de 2019, na província de Wuhan, na China, que  o vírus reapareceu em pessoas que estiveram em feiras de animais vivos. Além da China, 41 países foram registrados com casos de coronavírus.

O novo vírus ataca o sistema respiratório que provoca sintomas de resfriados causando problemas mais severos como o Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave e o Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).Os sinais clínicos mais evidentes são febre e tosse, falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia e insuficiência renal.

Já existe vacina disponível para combater o vírus?

Ainda não há vacina disponível. A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. A Rússia também informou que busca uma vacina para o vírus. Um grupo de cientistas americanos anunciou que deve começar a testar as vacinas em três meses.

Confira algumas informações importantes sobre o coronavírus:

Como ocorre a transmissão?

Em humanos a transmissão ocorre de pessoa-a-pessoa, ou seja, o coronavírus pode ser transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros, assim como pelo contato com as mãos contaminadas com secreções respiratórias que contenham vírus.

Para os que trabalham com tanatopraxia-  procedimento que consiste na preparação de um cadáver para o velório ou funeral, ou até mesmo os agentes funerários que cuidam da aparência do morto, todo o cuidado é pouco. O vírus pode ser transmitido mesmo com a pessoa morta. Assim como todas as outras doenças que são contagiosas.  Por isso, é muito importante redobrar os cuidados da higienização dos instrumentos usados na tanatopraxia bem como os equipamentos de segurança.

Na China por exemplo, os corpos dos infectados por  coronavírus de acordo com orientações internacionais da Saúde não tem direito de ser velados e sepultados, tem que ser cremados. Os corpos tem que ser desinfectados e colocados em um saco selado e não podem ser abertos após a vedação: Nao pode fazer tanato , nem manipular corpo, nem tamponar e nem vestir.  Morreu tem que ensacar e cremar.

Quais ações que devemos adotar neste momento de alerta global?

A melhor estratégia para lidar com este assunto e contribuir para sua prevenção é compartilhar informações confiáveis e de qualidade com toda a população. Além disso, é fundamental que medidas básicas de prevenção sejam adotadas por todos, inclusive profissionais e alunos das escolas, promovendo assim, um ambiente saudável, promotor de saúde para atuar neste período de alerta global.

Como se prevenir ?

Manter os ambientes ventilados;

Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de tossir ou espirrar, ir ao banheiro e antes das refeições.

Utilizar álcool em gel 70% nas mãos com álcool 70 % gel;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal

 Cobrir o nariz e a boca com lenços/papéis descartáveis quando tossir ou espirrar (lenço descartável)

Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, ao espirrar ou tossir é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa (“espirrar no cotovelo”) do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os vírus são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente (telefone, maçanetas, computadores, etc.).

Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares, etc;

Higienizar com frequência os pertences pessoais (copo, garrafas plásticas, mochilas, lancheiras, toalhas, estojo de escova de dente e outros materiais);

Intensificar a higienização dos ambientes de uso comum, incluindo maçanetas, torneiras, porta papel toalha, assim como brinquedos, computadores, objetos de uso coletivo;

Não colocar os lábios no bico ejetor de água;

Prevenção em geral

No entanto, a prevenção citada acima vale também para qualquer local onde existe circulação de muitas pessoas bem como em lojas, supermercados, banheiros públicos, ônibus urbanos e de viagens, terminais de ônibus e aeroportos, hospitais, bancos, locais de passeios, entre outros.

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.

2º via Boleto