Além de ser considerado CRIME pode causar paralisia, problemas de locomoção e falta de equilíbrio no pet. Saiba mais;

Cortar o rabo de um animal por estética para ficar mais “bonitinho” não deixa de ser uma prática cruel e egoísta. Esse ato era muito recorrente nos bichinhos até 2013, pois não havia nenhuma lei que protegesse os pets de tamanha crueldade. As raças que mais sofriam esta maldade eram o doberman, boxer, cocker, spaniel, rottweiler, poddle, pinscher e pitbull.

Imagem/ divulgação

Porém, foi no mesmo ano que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) determinou por meio da Resolução nº 1027, de 18 de junho de 2013, a proibição da prática de caudectomia – amputação ou corte da cauda de caninos para fins estéticos. Ou seja, passou a ser crime e a penalidade para quem continuar com a prática é detenção de 3 meses a 1 ano e multa. E se algum médico veterinário for pego cortando o rabo de um animal indevidamente pode até perder o direito de exercer a profissão.

E por qual motivo é proibido cortar a cauda de um cachorro?

Por vários motivos. O primeiro de tudo é que o rabo é a extensão da coluna dele. Sendo assim, também é composto por várias vértebras.  Por conta disto, se um cachorro passar por uma mutilação na cauda, ele pode perder o equilíbrio ou até mesmo sofrer uma paralisia. O rabo também serve para ele se comunicar com outros animais e pessoas, expressar sentimentos e se defender. Conforme o movimento e a direção da cauda, é possível perceber se o pet está com medo, feliz, relaxado, agressivo ou nervoso.

Portanto, especialistas e defensores de animais repudiam o corte e consideram um crime quem faz esse tipo de prática, e enxergam como um ato de ignorância de quem acha que o cachorro vai ficar mais bonito.

E aí, o que achou desta matéria? Você concorda?

 

Texto Alethea Corrêa

Fonte: internet

 

Leia também

Saiba 5 curiosidades sobre os peixes

Link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/5-curiosidades-peixes

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.