Você sabe o que significa cremação de despojos?

Você sabe o que significa cremação de despojos?

 

Talvez poucas pessoas saibam o significado. Pois bem, de acordo com o dicionário despojos quer dizer tudo aquilo que sobra, restos ou fragmentos. E quando se trata de despojos humanos, a palavra significa restos mortais.

A cremação de despojos, por exemplo, significa cremar os restos mortais de uma pessoa que está sepultada. Ou seja, existe a possibilidade de cremar uma pessoa que foi sepultada há muito tempo. Primeiro, o processo inicia com a exumação do corpo que é a retirada dos despojos do túmulo. Após a exumação a família tem a opção de levar os ossos para o ossuário do cemitério, encaminhar de volta para o jazigo /gaveta, ou cremar.

Lembrando que a cremação dos despojos colabora com a conservação do meio ambiente, possibilita o transporte das cinzas, permite  novas formas de homenagens do ente querido  bem como incrustar as cinzas em cristais, permite o deslocamento da urna com as cinzas para onde a família quiser, de espargir  no mar ou em lugares que o ente querido gostava. E de eternizar  transformando as cinzas  em um lindo diamante.

Exumação no estado do Paraná e Santa Catarina

De acordo com a Lei Municipal do Paraná a exumação em Curitiba pode ser realizada a partir de três anos após o  corpo ter sido sepultado, em Santa Catarina, mais precisamente em Balneário Camboriú, a partir de três anos também, porém, existe um projeto que está sendo avaliado para estender por mais tempo o processo de exumação, por conta da  cidade ser úmida. Na região de Florianópolis a exumação ocorre a partir de quatro anos, de acordo com o Decreto Estadual de Santa Catarina e, em Palhoça a exumação é realizada a partir de cinco anos.

A exumação é realizada por diversas razões: por opção da família os despojos podem ser levados para outra cidade, por questões judiciais e uma situação que vem aumentando muito é por conta da superlotação nos cemitérios municipais.

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.