Cuidados que você precisa ter com a saúde no inverno

Cuidados que você precisa ter com a saúde no inverno

Vocali 2019-09-12 16:00:00

O frio chegou e alguns cuidados são necessários para manter a saúde em dia durante o inverno.  Com as temperaturas mais baixas e o ar mais seco, algumas doenças - principalmente as respiratórias - se agravam e podem causar complicações. 

Medidas simples como a limpeza da casa e a manutenção de hábitos saudáveis, no entanto, ajudam a evitar esses problemas e garantir seu bem-estar durante a estação. Confira a seguir alguns dos cuidados com a saúde que você precisa ter no inverno:


1. Siga a etiqueta respiratória e tome a vacina da gripe

No inverno, aumenta a ocorrência de resfriados, gripes e doenças respiratórias em pessoas de todas as idades. Para prevenir esses problemas e evitar a transmissão das doenças duas medidas são fundamentais.

A primeira delas é a chamada etiqueta respiratória, que nada mais é do que um conjunto de hábitos como lavar bem as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar objetos de uso pessoal etc., que ajudam a diminuir as chances de pegar e transmitir uma gripe. A outra medida é a imunização por meio da vacina contra a gripe, que ajuda a reduzir a circulação do vírus.

Você pode saber mais sobre a vacina e a etiqueta respiratória no texto Gripe: saiba como se prevenir e evitar a transmissão da doença


2. Mantenha os ambientes arejados

Para se proteger do frio, é natural que busquemos fechar as janelas - seja de casa, do ônibus ou do trabalho. Mas a verdade é que ambientes fechados são favoráveis à contaminação pelo vírus da gripe e do resfriado, além de facilitarem a proliferação de ácaros e bactérias. 

Por isso, mantenha os ambientes arejados permitindo a circulação adequada do ar. Também é bom evitar, sempre que possível, locais com aglomeração de pessoas. 


3. Fique atento à limpeza da casa e das roupas de cama e de inverno

Com a chegada do frio, tiramos os casacos e cobertores do armário e com eles vem não apenas o “cheiro de guardado”, mas também poeira e ácaros. 

Para evitar a proliferação desses animais que causam reações alérgicas e problemas respiratórios, é fundamental deixar a roupa de cama no sol e sempre passar com um ferro depois de lavar. Além disso é recomendável trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.

 

4. Hidrate-se

Beber bastante água tanto no verão quanto no inverno é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Nos dias mais frios, a tendência é que a pele fique mais ressecada e manter-se hidratado ajuda a amenizar esse problema. 

Para evitar o ressecamento dos olhos e da mucosa nasal, você também pode aplicar soro fisiológico a fim de umidificar a região e facilitar a respiração. 


5. Mantenha suaconsultas e a sua rotina de exercícios em dias

As recomendações valem para o ano todo. Procurar um médico regularmente e realizar exames periódicos são algumas das maneiras mais eficazes de prevenir e evitar diversos problemas de saúde. São hábitos que não podem ser deixados de lado no inverno. 

Da mesma maneira, os exercícios físicos são importantes para manter uma vida saudável. Por mais que o frio traga uma certa preguiça de exercitar-se, é importante manter a rotina de atividades físicas na estação.  E atenção: alongamento e aquecimento são essenciais para a prática de exercícios - mais ainda quando está frio!
 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.