Cerimônia de despedida Vaticano ajuda amenizar a dor da perda do ente querido

A perda do ente querido talvez seja o momento mais difícil e triste para uma família e amigos. Pois a dor vai sendo processada aos poucos. E pensando nos familiares enlutados a Vaticano reuniu vários profissionais e especialistas  em luto para estudarem e pesquisarem a melhor forma para oferecer aos clientes uma cerimônia de despedida digna, leve, sensível e respeitosa. Embora seja muito dolorida, porém importante porquê será o último momento da família e amigos com o ente querido onde poderão agradecer, pedir desculpas, se despedir, terem uma última oportunidade de finalizar vários assuntos, sentimentos que externados podem amenizar a dor, e reconfortando os enlutados.

Sala de Homenagens da unidade de Balneário Camboriú/ Sc

O psicólogo Adenir Prevedello que por muitos anos ministrou palestras, cerimônias ecumênicas e também cerimônias de despedidas na Vaticano colaborou e ajudou na elaboração das homenagens. E conta que auxiliam a superar o luto.

 “A cerimônia possui o objetivo de retirar o enlutado do mundo real, da morte, da perda e transformar o momento em simbólico, relembrando os bons momentos e transformando o falecido em suas memórias”, explica Prevedello.

Cerimônia de Despedida

Despedida a céu aberto/ Almirante Tamandaré

A homenagem ocorre dentro da Sala de Homenagens das capelas Vaticano conduzida por um mestre de cerimônias, violino, vídeos de conforto, orações e citações conforme a religião da família, chuva de pétalas, fechamento das cortinas e revoada de pombas e tem com objetivo amenizar a dor da perda dos familiares e amigos. Selecionamos alguns itens importantes que oferecemos durante nossos serviços e seus significados:

Aromaterapia – Dentre centenas de essências a Vaticano criou junto com especialistas uma fragrância que ameniza o desconforto emocional, proporcionando calma, serenidade e auxilia na estimulação para dar ânimo para a família ressignificar a vida.

Cromoterapia – As cores nas salas de velórios auxiliam da mesma forma e possuem um roteiro de cores durante o velório que estimula sensações distintas: calma, paz, equilíbrio e ânimo.

Cães terapeutas do luto - Por meio do tato - Baseados em estudos significativos as famílias adquirem ganhos sociais, emocionais e físicos.

Cerimônia de homenagem - As cerimônias foram estudadas por psicólogos especializados em luto e trazem muitos rituais para o momento, para que familiares e amigos se conectem com o sagrado e/ou emocional. Até mesmo o fechamento de cortinas, após a chuva de pétalas, é um ritual significativo no nosso subconsciente de que acabou o espetáculo. O espetáculo de uma vida, de uma história.

A cerimônia contempla dois momentos: de confortar a família e a de homenagear quem deixou saudade.

Revoada de pombas brancas - Vai muito além de uma homenagem que simboliza a paz e o espírito santo. Um estudo garante que a visualização da revoada com o globo ocular voltado para cima está diretamente ligada ao nervo óptico e o sistema nervoso, essa rotação temporária do pescoço para acompanhar as voltas que as pombas dão no céu, ajudam no relaxamento. Com essa técnica, que é similar a soltura de balões, elas podem dirigir mais tranquilas para suas casas".

Envelope da saudade e a Árvore da Saudade são recursos para que as pessoas externizem sentimentos e iniciem um processo de luto saudável.

Cerimônia realizada em Curiitba

Cerimônia realizada em Curiitba

Os cerimoniais de despedida estão disponíveis em todas as unidades da Vaticano, localizadas em Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná, em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis e São José.

 

A Vaticano já tem mais de 80 anos de história no segmento funerário e busca sempre recursos humanizados para que às famílias se sintam cada vez mais acolhidas.


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.