Pode declarar despesas funerais no Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo federal e é cobrado toda vez que uma pessoa ou empresa ganha dinheiro, seja a partir de seu trabalho, rendimentos ou aplicações financeiras. E, na base do imposto podem ser deduzidos gastos relacionados à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes.

Imagem/ internet

Entende-se como despesas dedutíveis aqueles gastos que reduzem a base de cálculo do imposto. Ou seja, tudo o que é declarado diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto.

E quando falamos em despesas funerais no imposto de renda, esbarramos em uma lacuna tributária que impossibilita a dedução dos valores, tendo a vista a falta de previsão legal.

Atualmente inexistem projetos de lei que versem quanto a possibilidade de expandir o rol de deduções para a inclusão de despesas funerais, não obstante a temática acerca dos impactos do falecimento, tenha tomado mais ênfase nos últimos meses, face ao momento pandêmico.

Neste passo, não é possível deduzir do imposto de renda das despesas oriundas de funerais.

 

Colaboração

Amanda Castro – advogada

Parceira Vaticano

 

Leia também:

As 115 decisões que a família tem que tomar quando um ente querido falece.

Link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/115-decisoes

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.