As cinco dimensões do luto

Quando falamos sobre as cinco dimensões do luto já vem na cabeça aquelas fases do luto que são compostas por cinco sentimentos negativos: negação, a raiva, barganha, depressão e aceitação. Porém dimensões são completamente diferentes de fases. Nós seres humanos somos seres multidimensionais onde 10% do nosso SER é a mente, razão, somos guiados pelo ego e temos conexões, somos pragmáticos e objetivos. Já em nosso HUMANO somos 90% a consciência, emoções coletivas, sentimentos e espiritualidade (que não corresponde exatamente a religião, e sim a evolução do espírito). Portanto, possuímos cinco dimensões: a física, mental, emocional, espiritual e social onde cada uma possui uma escala em nossa vida de acordo como relacionamos com cada uma delas.

Nina Maluf é tanatopraxista e professora do setor funerário e enfatiza sempre em suas aulas de Educação Funerária a diferença entre as fases e dimensões do luto. As fases tem um determinado tempo ou prazo para acabar e estão inseridas dentro das dimensões do luto. Achamos interessante compartilhar esse conteúdo onde ela consegue esclarecer bem as dimensões do luto. Segue abaixo:

Dimensão Intelectual do luto: Marcada por confusão, falta de concentração, intelectualização e desorientação.

Dimensão Emocional do Luto:  Choque, entorpecimento, culpa, alívio, depressão, irritabilidade, descrença, tristeza, medo e confusão.

Dimensão Física do Luto: Alteração do apetite, visão borrada, alteração do sono, dispneia, exaustão, boca seca, perda do interesse sexual, alteração do peso, dor de cabeça, choro.

Dimensão Espiritual do Luto: Sonhos, perda da fé, raiva de Deus, dor espiritual, questionamento de valores, sentir-se traído por Deus, desapontamento com a igreja.

Dimensão Social do Luto: Perda de identidade, isolamento, afastamento, falta de interação, perda da habilidade de se relacionar socialmente.

Portanto, é muito importante analisarmos cada dimensão em que estamos inseridos com o propósito de buscarmos sempre um autoconhecimento, qualidade de vida,  uma missão espiritual, uma satisfação profissional, e também de ressignificarmos a nossa vida em tempos difíceis.

Nina Maluf, tanatopraxista e professora em Educação Funerária.

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.