As cinco dimensões do luto

As cinco dimensões do luto

Quando falamos sobre as cinco dimensões do luto já vem na cabeça aquelas fases do luto que são compostas por cinco sentimentos negativos: negação, a raiva, barganha, depressão e aceitação. Porém dimensões são completamente diferentes de fases. Nós seres humanos somos seres multidimensionais onde 10% do nosso SER é a mente, razão, somos guiados pelo ego e temos conexões, somos pragmáticos e objetivos. Já em nosso HUMANO somos 90% a consciência, emoções coletivas, sentimentos e espiritualidade (que não corresponde exatamente a religião, e sim a evolução do espírito). Portanto, possuímos cinco dimensões: a física, mental, emocional, espiritual e social onde cada uma possui uma escala em nossa vida de acordo como relacionamos com cada uma delas.

Nina Maluf é tanatopraxista e professora do setor funerário e enfatiza sempre em suas aulas de Educação Funerária a diferença entre as fases e dimensões do luto. As fases tem um determinado tempo ou prazo para acabar e estão inseridas dentro das dimensões do luto. Achamos interessante compartilhar esse conteúdo onde ela consegue esclarecer bem as dimensões do luto. Segue abaixo:

Dimensão Intelectual do luto: Marcada por confusão, falta de concentração, intelectualização e desorientação.

Dimensão Emocional do Luto:  Choque, entorpecimento, culpa, alívio, depressão, irritabilidade, descrença, tristeza, medo e confusão.

Dimensão Física do Luto: Alteração do apetite, visão borrada, alteração do sono, dispneia, exaustão, boca seca, perda do interesse sexual, alteração do peso, dor de cabeça, choro.

Dimensão Espiritual do Luto: Sonhos, perda da fé, raiva de Deus, dor espiritual, questionamento de valores, sentir-se traído por Deus, desapontamento com a igreja.

Dimensão Social do Luto: Perda de identidade, isolamento, afastamento, falta de interação, perda da habilidade de se relacionar socialmente.

Portanto, é muito importante analisarmos cada dimensão em que estamos inseridos com o propósito de buscarmos sempre um autoconhecimento, qualidade de vida,  uma missão espiritual, uma satisfação profissional, e também de ressignificarmos a nossa vida em tempos difíceis.

Nina Maluf, tanatopraxista e professora em Educação Funerária.

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.