Cremação - documentos necessários e como funciona?

Cremação - documentos necessários e como funciona?

A cremação tem sido uma das opções que tem crescido muito entre os brasileiros, principalmente com aumento de crematórios e as facilidades de negociação para o procedimento. E muitos são os motivos para a escolha da cremação bem como é econômico e ecologicamente correto por não agredir o meio ambiente, além de ter várias opções para o destino das cinzas como guardá-las em casa, em um local sagrado, espalhar ao ar livre, no mar. Também podem ser transformadas em cristais ou diamantes. Porém, independente dos motivos é necessário que a família ou parentes sejam comunicados para uma possível autorização.

Ou seja, qualquer pessoa pode ser cremada desde que seja autorizado pela própria pessoa ou por familiares. Por isso, o mais recomendado é informar aos familiares da vontade e deixar uma declaração escrita e assinada com reconhecimento em cartório. E caso não tenha essa declaração cabe à família dar a autorização para cremação. Segundo a lei, se a causa for de morte natural a decisão deve ser tomada pelos parentes de primeiro grau do falecido, como o cônjuge, filhos, pais, todos maiores de 18 anos e estarem munidos dos respectivas documentos.

Existe apenas uma restrição para realizar o processo de cremação, em caso de morte violenta a cremação só pode ser feita com autorização judicial.

Morte violenta – Em caso de assassinato, atropelamento, acidente ou por causas desconhecidas, a cremação só será possível com:

  • atestado médico assinado por um médico legista
  • autorização judicial
  • laudo do IML
  • boletim de ocorrência
  • declaração de um delegado não se opondo à cremação
  • Cópia do RG, do CPF do falecido e do membro da família que autoriza a cremação;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento do falecido.

Morte natural – Além do atestado assinado por dois médicos ou por um médico legista, é necessária autorização para cremação os seguintes documentos:  

  • Autorização de cremação devidamente preenchida e assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Cópia do CPF e do RG do falecido;
  • Cópia da Certidão de Casamento ou de Nascimento do falecido.

Cremação de despojos – Mediante autorização da família, após a exumação dos restos mortais (despojos) pode ser feito a cremação. Porém, para que isso ocorra, é preciso que sejam seguidas algumas regras ambientais e higiênicas.Para estes casos, é preciso apresentar:

  • Autorização de cremação devidamente preenchida e assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Declaração do cemitério ou guia de arrecadação da exumação com a informação dos dados do exumado, como nome, data do falecimento, número da quadra e nome do cemitério onde estava sepultado e número do túmulo;
  • Cópia do RG e do CPF do parente que está autorizando
  • Certidão de nascimento ou de casamento do falecido.

Todas as unidades da Vaticano seguem critérios rigorosos com relação à técnica e aos equipamentos usados no processo de cremação, seguindo regularmente as normas sanitárias e ambientais. Mas a experiência é importante não apenas pelas questões técnicas que envolvem a cremação, mas pela forma como os crematórios tratam o aspecto emocional e afetivo que envolve a despedida de um ente querido. Cuidados com o local que receberá os familiares (conforto, iluminação…) e com as homenagens, por exemplo, fazem a diferença e ajudam a todos no momento do adeus. A despedida precisa ser inesquecível e a Vaticano pensa e procura oferecer esses serviços com toda a estrutura e todo o ritual necessário, inclusive em relação às cinzas, que podem virar cristais ou diamantes.

Um outro aspecto importante para avaliar é justamente a localização dos crematórios. Você escolhe o que for mais próximo da família. No caso da Vaticano, além dos crematórios em Almirante Tamandaré, no  Paraná, Balneário Camboriú e São José, em Santa Catarina, também disponibiliza capelas para velórios nas cidades de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú,  Almirante Tamandaré (PR) e Curiitba. Nestes locais, é possível fazer todas as homenagens ao ente

Para saber mais informações sobre os serviços da Vaticano

Acesse: https://www.portalvaticano.com.br

 

 

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.