É pecado ser cremado?

Por causa do risco de contaminação do novo coronavírus a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA recomenda que as pessoas que morrem infectadas pelo vírus sejam cremadas e não sepultadas. Porém a pergunta que fica é “o que a bíblia diz sobre a cremação”? Será que o cristão que foi cremado sofrerá algum tipo de punição, já que o seu corpo é templo do Espírito Santo, e a bíblia diz para não o destruir. Ou será que não poderá ser ressuscitado uma vez que seu corpo físico não existe mais.

Portanto, na bíblia não fala nada a respeito de cremação. Mas existem algumas passagens no antigo testamento que fala sobre pessoas sendo queimadas até a morte bem como nos capítulos de 1 Reis 16:18 e 2 Reis 21:16 e também de ossos humanos sendo queimados em 2 Reis 23: 16-20. Mas essas citações não são exemplos de cremação e também em nenhum momento no Antigo Testamento fala que é proibido queimar o corpo de uma pessoa falecida.

Imagem/ internet

Já no Novo Testamento o costume era sepultar as pessoas falecidas em tumbas, cavernas, ou debaixo da terra. Embora o sepultamento fosse a prática mais comum daquela época, a bíblia não faz nenhuma menção que sepultar era a única prática permitida para se dispor de um corpo. Na Bíblia também diz que todos nós somos feitos do pó, e todos nós voltaremos ao pó - Gênesis 3:19 e Eclesiastes 3:20.  E a cremação não faz nada mais que acelerar esse processo, de fazer o corpo voltar ao pó. Também vem o questionamento de as pessoas que morreram e não puderam ser sepultadas, como as que morreram em acidentes e tiveram seus corpos deformados, seja num incêndio, acidente, afogamento, ou qualquer outra condição parecida. Essas pessoas seriam prejudicadas por isso? De forma alguma. Pois todos nós seremos pó, da mesma maneira. Por isso, a forma de enterro ou cremação é uma escolha que fazemos.

Na bíblia não existe nenhuma indicação ou proibição sobre a cremação. Sendo assim, qualquer pessoa que tem o desejo e condições pode optar ou não em querer ser cremado. E de acordo com as escrituras a cremação não é pecado e não causa nenhum problema espiritual nem para a pessoa e nem para sua família.  Sobretudo, a prática da cremação tem sido bem aceita e realizada entre os cristãos.

Para os católicos existe uma orientação, de que as cinzas não podem ser espalhadas em matas, no mar, divididas ou mesmo mantidas em casa, mas sim devem ser guardadas num lugar sagrado e aprovado pela Igreja, seja nos cemitérios ou espaços próprios criados para este fim onde se possa reverenciar e rezar a memória daqueles que caminharam entre os fiéis e agora vivem no céu, principalmente no dia de Finados.

Sala de Memórias Vaticano. Local onde guarda cinzas de cremação. Considerado lugar sagrado. 

Cremação

Atualmente as menores taxas de cremação do mundo estão em países católicos, como a Itália que registra um número bem baixo, enquanto o maior número da Europa é da República Tcheca com 76%. No Japão a procura de cremação chega a 98%. No Brasil, o primeiro crematório surgiu em São Paulo, em 1974. Hoje, o país conta com mais de cem crematórios espalhados por vários estados. Por conta disto, a cremação tem crescido consideravelmente também pelas facilidades de negociação para o procedimento. Outros motivos pela escolha da cremação são por conta de ser um procedimento rápido, prático, econômico e ecologicamente correto.

Texto Alethea Corrêa

Fonte: Internet

 

Veja também:

Veja como funciona as Salas de Memórias Vaticano

Acesse o link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/sala-de-memorias-vaticano

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.