Sim, o gesto é até considerável quando um animalzinho morre e é colocado em um saco plástico, ou uma sacola plástica e enterrado no quintal de casa para ficar mais perto da família. Porém, a maioria das pessoas não sabe que descartar animais de forma indevida bem como jogar em terrenos baldios, enterrar em quintais, descartar em lixos, rios ou águas correntes é praticar crime ambiental.
Divulgação
Por que torna crime?
Porque os danos podem ser muitos para a saúde do ser humano e até mesmo para outros animais. Além de contaminar o solo e a água que ficam em contato direto com o corpo do animal. Mesmo sendo bem embalados a decomposição desses animais, propriamente dito, o necrochorume contamina o solo e os lençóis freáticos. Animais que morrem em decorrência de doenças contagiosas, por exemplo, que podem ser transmitidos para o homem como leptospirose, raiva, toxoplasmose, entre outras viroses a situação pode ficar mais grave ainda.
Porém, a opção mais adequada é cremar o animal. A cremação pet não agride o meio ambiente, é mais prático, e permite que qualquer microorganismo que esteja no animal desapareça com a alta temperatura durante o processo de cremação.
Uma pesquisa de 2019 do Instituto de Geociência da USP revelou que a maioria dos animais mortos é enterrada pelos donos. Dos outros, 7% são colocados em sacos de lixo na calçada ou em caçambas, 20% são jogados na rua e apenas 13% são entregues a uma clínica veterinária para a destinação correta.
Crime Ambiental
Vale lembrar que comete crime ambiental quem for pego jogando animais mortos em lugares inapropriados, pode ser enquadrado no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais e ganhar multa com valores entre R$500 e R$ 13 mil reais dependendo do peso e da quantidade de animais.
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Vantagens da cremação /Crematório Pet Vaticano
Mais prático
Não agride o Meio Ambiente
Ecologicamente correto
Homenagem de despedida
Guardar as cinzas como lembranças em forma de cristais ou diamantes
Guardar as cinzas em urnas personalizadas
Mais informações:
Crematório Pet Vaticano- Paraná
Almirante Tamandaré – 41 3698-6843
Curitiba - 41 3014-3131/ 9 99907-0145
Crematório Pet Vaticano - Santa Catarina
São José – 48 9 99183-9965
Bal. Camboriú – 47 3361-0400
Redação/ Vaticano
A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.