Você sabia que enterrar animais de estimação em quintais de casas ou em terrenos baldios é crime?

Sim, o gesto é até considerável quando um animalzinho morre e é colocado em um saco plástico, ou uma sacola plástica e enterrado no quintal de casa para ficar mais perto da família.  Porém, a maioria das pessoas não sabe que descartar animais de forma indevida bem como jogar em terrenos baldios, enterrar em quintais, descartar em lixos, rios ou águas correntes é praticar crime ambiental.

Divulgação

Por que torna crime?

Porque os danos podem ser muitos para a saúde do ser humano e até mesmo para outros animais. Além de contaminar o solo e a água que ficam em contato direto com o corpo do animal. Mesmo sendo bem embalados a decomposição desses animais, propriamente dito, o necrochorume contamina o solo e os lençóis freáticos. Animais que morrem em decorrência de doenças contagiosas, por exemplo, que podem ser transmitidos para o homem como leptospirose, raiva, toxoplasmose, entre outras viroses a situação pode ficar mais grave ainda.

Porém, a opção mais adequada é cremar o animal. A cremação pet não agride o meio ambiente, é mais prático, e permite que qualquer microorganismo que esteja no animal desapareça com a alta temperatura durante o processo de cremação.

Uma pesquisa de 2019 do Instituto de Geociência da USP revelou que a maioria dos animais mortos é enterrada pelos donos. Dos outros, 7% são colocados em sacos de lixo na calçada ou em caçambas, 20% são jogados na rua e apenas 13% são entregues a uma clínica veterinária para a destinação correta.

Crime Ambiental

Vale lembrar que comete crime ambiental quem for pego jogando animais mortos em lugares inapropriados, pode ser enquadrado no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais e ganhar multa com valores entre R$500 e R$ 13 mil reais dependendo do peso e da quantidade de animais.

Art54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Vantagens da cremação /Crematório Pet Vaticano

Mais prático

Não agride o Meio Ambiente

Ecologicamente correto

Homenagem de despedida

Guardar as cinzas como lembranças em forma de cristais ou diamantes

Guardar as cinzas em urnas personalizadas

Mais informações:

Crematório Pet Vaticano- Paraná

Almirante Tamandaré – 41 3698-6843

Curitiba - 41 3014-3131/ 9 99907-0145

Crematório Pet Vaticano - Santa Catarina

São José – 48 9 99183-9965

Bal. Camboriú – 47 3361-0400

 

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.