Espiritismo é religião?

Existem muitas definições para a palavra religião que vem do latim e significa “religar. Porém, é entendido como um conjunto de sistemas culturais e de crenças, onde se estabelece com símbolos, ritos, doutrinas que se relacionam entre a humanidade e a espiritualidade (Deus) dentro de valores morais. Muitas religiões são subjetivas onde cada ser humano acredita em narrativas, tradições, histórias sagradas que dão sentido à vida, que explicam a origem do ser humano e do universo como todo.

Imagem/ internet

E o espiritismo é uma religião?

Criado por Allan Kardec o Espiritismo surgiu na França no XIX. E é uma doutrina revelada por vários espíritos superiores a Allan Kardec que a codificou em 5 livros: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Além dos livros, a doutrina também é baseada nos ensinamentos morais de Jesus Cristo que é considerado apenas um espírito mais evoluído que serve como guia para a humanidade.

E do ponto de vista religioso o espiritismo embora não tenha ritual, hierarquia sacerdotal, sacramentos, tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões que são Deus, alma, a imortalidade e as recompensas futuras (a espiritualidade). Ou seja, pela teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na terra para evoluir. A morte seria apenas a passagem da alma do mundo físico para o mundo espiritual.  

Imagem/ internet

Haroldo Dutra Dias, juiz e divulgador do espiritismo, comenta no Congresso Espírita da Bahia de 2019 que o espiritismo propõe um relacionamento afetivo com Deus, que é amor pela sua obra, incluindo o amor a natureza. Portanto nesse sentido o espiritismo é uma religião. Assim como a estudiosa do Espiritismo no Brasil Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, ela afirma que sim, o espiritismo é uma religião, pois apresenta uma série de explicações espirituais divinas.

Kardec ainda esclarece que o espiritismo é religião no Discurso de Abertura da Sessão Anual Comemorativa do dia dos Mortos (Sociedade de Paris, 1º de novembro de 1868), em que diz:

Se é assim, perguntarão, então o espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores! No sentido filosófico, o espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza.

Texto Alethea Corrêa

Fonte: Internet

 

Veja também:

A bíblia na visão espírita

Acesse o link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/biblia-visao-espirita

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.