Vacinar seu filho de quatro patas é um ato de amor! Além de ser obrigatório, você sabia?

A partir dos dois meses de vida, os cachorros filhotes devem receber a primeira das três doses do imunizante que os protegerá de diversas doenças graves bem como da cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, entre outras. Apenas no primeiro ano, a vacina é dada em três doses, depois ela é aplicada uma vez por ano, durante toda a vida do cachorro. Outra vacina obrigatória é a antirrábica que atua na prevenção da raiva canina.

Porém, existem também as vacinas que são opcionais, mas que são altamente recomendadas, pois atuam contra outras doenças graves, como a leptospirose, a tosse canina, a leishmaniose, entre outras patologias. E para os que são apaixonados por gatos, a maior demonstração de amor é oferecer aos felinos a vacinação em dia. Pois a partir dos dois meses de vida os gatos devem ser vacinados. Esta primeira vacina deve ser reforçada quando eles completam três meses e, depois disso, anualmente. Como os cães, os gatos também devem tomar anualmente a antirrábica, que previne contra a raiva.

As vacinas previnem uma série de doenças, são elas:

Parvovírus felino - doença grave, que tem rápido desenvolvimento, e pode levar o felino a óbito.

Calicivirose - atinge o aparelho respiratório dos bichanos.

Rinotraqueíte - é transmitida por contato direto e afeta o sistema respiratório e a visão dos animais.

Algumas vacinas com relação a proteção podem se estender para outras doenças como a clamidiose e a leucemia felina.

Por isso, é muito importante seguir rigorosamente o calendário de vacinas do seu pet! Pois será uma das melhores formas de demonstrar o amor que você sente por ele. 

Consulte sempre um médico veterinário!

Colaboração: Sandra de Almeida, médica veterinária e psicóloga

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.