Vaticano inaugura a maior vela da América Latina em São José em homenagem às vítimas de Covid-19

Vaticano inaugura a maior vela da América Latina em São José em homenagem às vítimas de Covid-19

O monumento com 18 metros de altura será inaugurado no dia 10 de junho, às 17h, no Cemitério e Crematório Vaticano, no município de São José, na Grande Florianópolis.

Vela da Fé, Cemitério Vaticano de São José, Sc

Criada para servir de memorial em homenagem às vítimas de Covid-19 no mundo, a Vela da Fé será inaugurada em São José (SC) nesta quarta-feira, dia 10 de junho, no Cemitério e Crematório Vaticano. Com 18 metros de altura, a vela será a maior da América Latina - título homologado pela a empresa RankingBrasil, que registra recordes nacionais.

Segundo Mylena Cooper, diretora do Cemitério e Crematório Vaticano, o objetivo é preservar a memória  e trajetórias interrompidas pela doença. “Com a impossibilidade de poder velar os corpos dos entes queridos, a proposta é ajudar as famílias no processo do luto em um eterno velário e velório. A vela, símbolo ecumênico, promete acender, todos os dias, luz em homenagens às vítimas de todo o mundo”, afirma.

O  monumento, feito em tijolo de vidro, tem iluminação variada para trazer um pouco de leveza e paz para este momento que o mundo passa. A estrutura conta também com som ambiente para tornar o momento de oração mais tranquilo, além de um velário que tem como objetivo essencial despertar a fé e oração dos visitantes.

O projeto arquitetônico foi inspirado na simbologia do ato de acender velas como uma forma de enviar nossa intenção para o plano espiritual, tão importante neste momento. “Uma placa cita o texto bíblico do profeta Jeremias: “Fossem meus olhos uma fonte de lágrimas sem fim e eu choraria noite e dia a memória dos mortos do meu povo”, afirma Mylena Cooper. 

A construção também foi pensada para ser ecologicamente correta, por isso, o velário é preparado para fazer a coleta dos resíduos das velas convencionais. Abaixo das velas existe uma tela metálica que separa a parafina que eventualmente cai da área de acendimento de velas. Além disso, o espaço foi projetado para o uso de velas eletrônicas.

“É tradição entre os brasileiros acender velas em cemitérios em homenagens aos seus entes ou para agradecer por graças recebidas. Por isso, o velário tem como objetivo essencial despertar a fé e oração dos visitantes. Para maior conforto, o local terá espaço com bancos, oratório e painel memorial”, destaca a diretora.

“Pelo menos no Brasil, ao que se sabe, esta é a primeira estrutura física pensada em manter a memória dessas pessoas vivas. A vela é um símbolo ecumênico no mundo inteiro, por isso essa homenagem é um alento em meio a tanta tristeza que estamos vivendo”, finaliza Mylena. 

No mesmo dia em que é inaugurada, a Vela da Fé recebe o título de maior vela da América Latina, concedida pela RankBrasil – empresa que registra os recordes brasileiros. A cerimônia será realizada hoje (10), às 17h, no Cemitério Vaticano do município de São José, na Grande Florianópolis, e será transmitida pela página da Vaticano no Facebook e Youtube. 

Cemitério com estrutura reciclável

A cerimônia também marca a entrega da estrutura  do Cemitério e Crematório Vaticano, na cidade de São José. Com 840m² e um conceito ecológico, o cemitério possui um formato totalmente clean e procedimentos para a destinação dos restos mortais sem agredir o meio ambiente. Os jazigos possuem caráter ambiental, com gavetas produzidas com garrafas Pet, caixas de leite e outros materiais recicláveis; e, ainda, a linha de descontaminação.

Em meio à natureza, o Cemitério Vaticano de São José possui, ainda, fraldário e estacionamento com capacidade para 200 carros.

Cemitério Vaticano – São José/SC

Endereço: Rua Antônio Jovita Duarte, n 9203

Bairro Forquilhas, São José

Redes Sociais

Facebook - https://www.facebook.com/portalvaticano

Youtube - https://www.youtube.com/user/crematoriovaticano  


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.