O que NÃO DIZER para alguém que perdeu um ente querido

O que NÃO DIZER para alguém que perdeu um ente querido

A perda de um ente querido é sempre uma situação com a qual é preciso estar preparado para lidar. Isso vale também para parentes e amigos que costumam não saber ao certo o que dizer para quem acaba de perder alguém. Muitos ficam sem jeito, não encontram as palavras certas que possam confortar em um momento tão difícil. Pensando nisso, o blog Vamos Falar sobre Luto, citando a revista americana Real Simple, reuniu dicas sobre o que não dizer para quem perdeu uma pessoa querida. Confira algumas dicas listadas. – Nunca perguntar “Como você está?”.

Prefira uma frase como “Deve ser realmente difícil para você neste momento”, que mostra que você reconhece o momento doloroso e abre para que a pessoa possa se abrir e encontrar conforto. – Evite frases como “Ele/ela está em um lugar melhor”. Além de supor a crença da pessoa também não reconhece que não ter mais o ente querido ao lado é que o momento realmente difícil. “Sinto pelo seu sofrimento” é a frase mais indicada. – Também evite “Diga se há algo que eu possa fazer por você” porque muitas ofertas de ajuda pode ser opressor para a pessoa que acabou de perder um ente querida.

O melhor é já assumir algumas tarefas, tomar iniciativa. – Nunca diga “Você ainda pode...”. No momento da perda não é indicado querer tratar do futuro, sendo mais recomendado permitir que as lembranças sejam compartilhadas. – Não repita “Eu sei o que você está sentido” por não saber o que a pessoa que está de luto está de fato sentindo. É melhor deixar que a pessoa que perdeu alguém expresse ela mesma seus sentimentos. – A frase “Você está lidando com esta situação melhor do que eu esperava” não deve ser dita porque pode reforçar a ideia de que o enlutado não deveriam estar sofrendo tanto pela perda do ente querido. Diga “Você não deve estar bem, mas isso é OK”. – Nunca fique sem dizer algo no momento de despedida. Melhor dizer “Lembra quando?” para que quem perdeu a pessoa amada sinta-se à vontade para compartilhar memórias e amenizar a dor da perda. Leia o post completo, com todas as dicas, no blog Vamos Falar sobre Luto.


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.