Por que os cães pequenos vivem mais que os grandes?

Por que os cães pequenos vivem mais que os grandes?

Se formos avaliar o contexto da natureza, os mamíferos grandes tem expectativa maior de vida do que os grupos de portes pequenos. Por exemplo, as baleias e elefantes vivem mais que os ratos. Baleias vivem em torno de 110 anos, elefantes, 86, e os ratos vivem somente até dois anos. E como explicar esse fenômeno? Embora não exista nenhuma pesquisa conclusiva referente a este tema, porém, existem muitos especialistas em evolução de cachorros, cientistas e biólogos que estão se aprofundando cada vez mais sobre esse o assunto. Porém, alguns pesquisadores realmente afirmam que as raças de porte pequeno tendem a viver mais tempo que os cães de porte grande. Mas também tem cachorros de raça pequena que tem expectativa baixa.

Divulgação

Esse tema já foi objeto de estudo de vários cientistas na publicação do “The American Naturalist” (revista científica). Porém os cientistas concluíram que a cada dois quilos de um cão diminui um mês de expectativa de vida deles. Entre outros estudos feitos por uma bióloga  e especialista em evolução de cachorros da Alemanha chamada Cornélia Kraus, ela diz que os cães grandes se desenvolvem  em um ritmo muito acelerado e por conta disto é como se a vida desses cãezinhos também passassem de forma acelerada. Outro estudo dos EUA afirma que os cães maiores envelhecem mais rápido. Os filhotes de porte grande crescem rápido demais e a consequência é o envelhecimento acelerado também.

O veterinário Darren Woodson acredita que a quantidade de IGF-1 (proteína produzida em resposta ao hormônio de crescimento) interfere na expectativa da vida dos cães. Ele afirma que os cachorros pequenos tem menor concentração do IGG-1 no sangue e isso reduz os riscos de desenvolver doenças relacionadas a idade avançada. Apesar de existir várias pesquisas referentes a este assunto que corresponde de alguma forma, uma teoria diferente da outra, o motivo ainda é desconhecido, porém a bióloga Cornélia Kraus afirma que pode estar ligado a várias possibilidades.

Porém sendo grande, médio ou pequeno o amor sempre será o mesmo por nossos bichinhos de estimação, o mais importante é estarmos sempre oferecendo a eles muito carinho e cuidados e aproveitá-los ao máximo enquanto estiverem ao nosso lado. Aproveitamos o assunto e vamos deixar uma lista dos 9  cães com maior expectativa de vida. Vocês irão perceber que são todos de porte pequeno. Confira:

Yorkshire Terrier -  Vivem em média 14 a 16 anos

Poodle - A maioria deles vive de 12 a 14 anos

Maltês - Vida útil média de 12 a 14 anos

Schnauzer Miniatura -  Normalmente vivem 12 a 14 anos

Shih Tzu -  Costumam viver de 11 a 14 anos

Dachshund - Vivem de 12 a 14 anos

Beagle - Vive entre 12 e 14 anos

Chihuahua - Vivem de 14 a 18 anos

Pug - Vivem em média de 12 a 15 anos

 

Mais informações

Acesse: www.crematoriopetvaticano.com.br

 

 

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.