Qual a importância do biólogo no mundo animal?

Qual a importância do biólogo no mundo animal?

Muitos associam a profissão de biólogo ao mundo animal. Embora tenha a ver sim, porém a biologia é muito ampla e cheio de ramificações. Além da zoologia que estuda os animais, o biólogo também estuda botânica (plantas), citologia (células), biologia molecular, bioquímica, genética, bioestatística, biofísica, entre outras áreas que estão ligadas aos aspectos relacionados ao estudo da vida. O profissional de biologia pesquisa, analisa as causas, as leis, as origens, o desenvolvimento e funcionamento e o relacionamento entre os seres vivos. Talvez a profissão seja mais que importante não só para o mundo animal, mas para todos os seres vivos que fazem parte do ecossistema. Flávia Amend é bióloga há 14 anos e leciona para alunos do Ensino Fundamental, ela conta “o biólogo é importante no mundo animal porque ele cuida, trata, pesquisa todas as espécies desde um porífero (esponja marinha), até os seres humanos que pertencem ao mesmo grupo. Estuda o comportamento, histologia (tecidos biológicos), anatomia e toda as estruturas dos animais”.

Divulgação

             

Além de estudos os biólogos também promovem eventos mundiais que envolvem assuntos sobre responsabilidade social e educação ambiental. A bióloga Flávia comenta ainda da importância de atuação destes profissionais sobre essas discussões que trazem muitos temas onde a preocupação e o foco são as prevenções das espécies extintas. “Os biólogos atuam também em perícias forenses que são formas de mostrar conceitos que ocorrem de forma criminal ou ilegal para os seres humanos que estão esquecidos que é o respeito as outras formas de vida”.  Ela ainda destaca a importância em falar sobre a “guarda responsável” de pets. “Muitas pessoas adotam ou compram animais filhotes porque acham engraçadinhos e fofinhos. Mas depois que crescem vão adquirindo comportamentos que são naturais deles como roer, rasgar e destruir coisas. Começam a fazer as necessidades fisiológicas em lugares “inapropriados”. E por estes motivos muitos “tutores” acabam abandonando seus pets nas ruas. Porém não se dão conta o quanto isso vira uma situação problemática porquê além de prejudicar o meio ambiente também prejudica os próprios animais”. 

Os animais abandonados geralmente não são saudáveis porque não recebem tratamentos e cuidados adequados para que tenham uma boa saúde. E por conta disto acabam sendo vetores e transmissores de doenças onde levam para o meio ambiente. Dentro da biologia existe a área que estuda estes casos e chama Zoonoses que geralmente trata doenças infecciosas que são transmitidas por meio de contato com o pelo, saliva, urina ou fezes do animalzinho contaminado. A contaminação também pode ocorrer por ingestão de alimentos contaminados.

Portanto, o biólogo ajuda a encontrar respostas para questões fundamentais sobre todos os seres vivos. Seu trabalho colabora para investigações que melhoram a qualidade de vida de humanos e animais. O biólogo estuda e defende o maior patrimônio do planeta que é a vida.

Flávia Roberta Amend Gabardo é mestre em Bioética e Bióloga desde o ano de 2006. Atualmente é professora do Ensino Fundamental II, no Colégio Positivo em Curitiba.

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.