Saiba como cuidar de um Hamster!

Saiba como cuidar de um Hamster!

O hamster é um pequeno roedor da família Cricetinae, encontrados na África e na Ásia. Eles vivem entre dois e cinco anos, depende da espécie. São animais super inteligentes e bem sociáveis. Para que um hamster se sinta confortável em sua casa nova é fundamental que esteja tudo pronto para recebê-lo.  A gaiola pode ser encontrada em várias opções e lojas especializadas em animais. Não é aconselhável gaiolas pequenas por conta de causar estresse e mal-estar no animal. É recomendável uma gaiola ampla e confortável que tenha no mínimo 60 cm de comprimento, 50 cm de largura e 50 cm de profundidade (60x50x50 cm).

Divulgação

              

O ideal é uma gaiola de dois andares onde possa ser colocado túneis entre outras estruturas para distrair o bichinho. Se optar por um Hamster Roborovski em que são realmente muito pequenos a opção de casas pode ser um aquário, terrárea devidamente seguros para evitar fugas. Os Roborovskis são tão pequenos que passam por lugares muito estreitos onde é possível  fugirem de uma gaiola normal. A limpeza da gaiola deve ser realizada semanalmente para evitar acúmulos de fezes e manter o ambiente higiênico. O local onde a gaiola vai ficar também é muito importante, pois a qualidade de vida dos bichinhos vai depender desta escolha. Tem que ser um local bem ventilado, mas que não tenha correntes de ar. A temperatura deve variar de 18 a 26 graus, que tenha sombra, uma vez que o sol pode causar insolação nos animaizinhos.

Os substratos tem que ser absorventes e que não levante pó, portanto, os mais recomendáveis são as serragens de madeira natural ou de celulose. Além do bebedouro e do comedouro o hamster precisa de um lugar para se refugiar, pode ser um ninho, uma casinha, ou qualquer elemento que permita ele descansar e se isolar da claridade do dia. Também precisa de momentos de distração e os túneis, escadas e brinquedos vão ajudar a deixar o dia do ratinho mais divertido. A alimentação do hamster deve ser equilibrada e incluir sementes, verduras, frutas, cereais e frutas secas. Para os que optam a não comprar rações industriais, a ração pode ser feita em casa e os ingredientes principais são: aveia, trigo, cevada, arroz, lentilhas, cenoura, abobrinha, batata, grãos e frutos secos. Podem ser misturados crus, sem acrescentar temperos ou sal. Vale lembrar que os frutos secos não devem ser oferecidos regularmente. As frutas e verduras são alimentos bem importantes, todos os dias devem ser servidos duas porções de verduras e no máximo três vezes por semana uma pequena porção de frutas como: maçã, pêra, pêssego, morango ou kiwi. A água deve ser tocada diariamente.

Divulgação

              

Entre os alimentos proibidos para esses roedores é proibido dar sobras de comidas, alimentos com especiarias, sal e condimentos, ou aqueles que são perigosos para o organismo como café, chocolate e álcool. Cuidar dos dentes do animal também é muito importante para evitar o crescimento excessivo ou dentes quebrados.

Sintomas de doenças: perda de apetite, queda de pelos ou mau aspecto, espirros, secreção nasal ou lacrimal e diarreia. Se observar alguns destes sintomas no hamster adulto é fundamental levá-lo imediatamente ao veterinário para descartar qualquer problema, ou iniciar um tratamento e cuidados específicos o quanto antes.

Acesse nosso site: www.crematoriopetvaticano.com.br

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.