Agility saiba como funciona esse esporte para pets

Agility saiba como funciona esse esporte para pets

O Agility é um esporte para cães baseados em provas hípicas onde o cão percorre em vários obstáculos indicados pelo seu tutor que corre ao lado do animal durante as provas. O esporte surgiu em evento de entretenimento para cães chamado Cruffs Dog Show no ano de 1978, em Londres, na Inglaterra.  No início era somente uma demonstração de adestramento e aos poucos foi se tornando um esporte. Na América do Sul tem crescido a cada ano, já nos EUA e Europa o esporte é muito bem frequentado.

O Agility permite que o cão e o tutor tenham uma conexão mais próxima um do outro, no mesmo tempo que os dois gastam energia de uma forma prazerosa. Também favorece na questão da obediência ao seu tutor. Qualquer raça de cão pode praticar o esporte, claro que algumas raças tem que ter um cuidado maior como as raças que possuem a coluna mais comprida como os basset houd, teckel, entre outros. Esses não podem saltar muito alto por causa da coluna e se praticarem tem que ter acompanhamento de um veterinário. Se o cachorro for obeso é indicado que ele emagreça antes com outras atividades físicas que não tenha tanto impacto como o agility. Após o peso ideal ele pode aderir o esporte.

Divulgação

De acordo com pesquisas 99,9% dos animais adoram praticar o esporte, o problema é o tutor que muitas vezes não consegue acompanhar os bichinhos que estão cheio de energia. Portanto, é aconselhável que seu responsável também pratique uma atividade física fora das provas do agility. Uma prova do esporte dura em torno de meia hora a uma hora e meia,depende muito da raça do cachorro e das condições físicas, mas também tem aqueles que são mais preguiçosos. Porém é muito importante nunca ultrapassar a disposição do cachorro, faz ele cansar demais e já não será tão prazeroso mais. Vale lembrar que durante a trajetória do esporte ocorrem intervalos de descanso tanto para o tutor como para o pet entre 15 a 20 minutos.

O esporte traz muitos benefícios para o animal, pois proporciona atividade no ar livre, contato com a natureza, gasto de energia necessário e socialização com outras pessoas. Pode ser praticado por animais de todos os tamanhos, de raça, sem raça que estejam em condições boas de saúde. É um esporte muito divertido de educar o cão utilizando conhecimento, carinho e paciência.

Redação/ Vaticano

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.