A importância de ter uma mente saudável em meio à pandemia do novo coronavírus

A importância de ter uma mente saudável em meio à pandemia do novo coronavírus

Portal Vaticano 2020-05-28 15:47:00

O medo do desconhecido e a insegurança por conta da crise do coronavírus no mundo tem causado muito estresse na vida das pessoas. São inúmeras preocupações: com a saúde dos idosos, com a saúde de quem tem doenças preexistentes, com o emprego, com a economia mundial, se formos analisar a lista de preocupações é extensa.

Um estudo feito por uma universidade do Rio de Janeiro mostrou que os casos de depressão aumentaram  50%, no Brasil, e as crises de ansiedade aumentaram  em 80%, esses dados foram registrados desde o início do isolamento social. Embora os dados sejam altos, cuidar da mente ainda é a melhor opção para enfrentarmos esse  momento  tão delicado que mexeu na vida de muita gente, tanto na área financeira como na área emocional.

A Organização Mundial da Saúde emitiu um documento onde auxilia as pessoas a cuidarem de suas mentes de forma coerente, pois é muito difícil ficar imune a uma enxurrada de notícias tristes, não é mesmo? Além das orientações da OMS, vamos deixar aqui também algumas dicas de alguns especialistas para que seu dia-dia se torne mais leve:

Filtrar e limitar informações na internet: Ficar o dia todo vendo, lendo e ouvindo notícias sobre o assunto não vai solucionar o problema, muito pelo contrário. Reservar um horário somente para ler e ver as notícias do momento, e muito cuidado com as fakenews. Procurar sites confiáveis de informação, sites oficiais como do Ministério da Saúde e da OMS. Tomar cuidado com áudios e vídeos recebidos pelo whatsapp, antes de compartilhar, primeiro busque a veracidade do conteúdo para não repassar notícia falsa e preocupar outras pessoas.

Usar as redes sociais ao seu favor: As redes sociais estão sendo nossas aliadas neste momento de distanciamento social. Mantermos conectados com quem a gente ama mesmo que seja pelas redes sociais já nos deixa mais tranquilos. A própria OMS afirma que é para mantermos contato com nossa família e amigos de forma virtual bem como por e-mails, videoconferência, por telefone e redes sociais. Saber filtrar as informações que circulam pelas redes sociais também é importante. Se tiver perfis com notícias que te fazem mal, pare de seguir ou silencie. Use as redes socais ao seu favor.

Ser solidário também acalma a alma. Ajudar alguém é bom para quem está oferecendo ajuda e para quem recebe. Já vimos muitas histórias de solidariedade noticiadas por aí, uma das que mais se destacam, são os jovens que se oferecem de forma gratuita para ir ao mercado, ou em farmácias buscar alimentos e medicamentos para os idosos e vizinhos que estão no grupo de risco.

Momentos difíceis também revelam o melhor do ser humano!

Reconhecer profissionais da saúde que trabalham na linha de frente. Vimos muitos exemplos em vários países, até mesmo no Brasil. De pessoas se reunirem em um determinado horário nas janelas das suas casas e aplaudirem os profissionais da saúde. A gratidão alivia a alma em tempos de turbulência.

Compartilhar histórias positivas sobre o assunto. Por exemplo, de pessoas que já foram curadas da Covid-19. Não podemos deixar de compartilhar essas histórias também. Outro assunto positivo: que 80% das pessoas infectadas pelo coronavírus  tem sintomas leves. Que fazer corretamente a higienização das mãos e limpar constantemente as superfícies deixa o vírus inativo.

Imagem: Internet

Use  o isolamento para se dedicar mais a você. Durante o período de estresse, pare para prestar atenção mais em você, nas suas  próprias vontades, nas suas necessidades e sentimentos. Ouça as músicas que você gosta, assista filmes, aprenda pratos diferentes, reinvente seu dia-dia com coisas que te dê prazer. Procure fazer uma atividade que goste de fazer e que te ajude a relaxar. Mantenha o sono em dia, alimentação saudável, e adapte exercícios físicos na sua casa que colabora com seu corpo e sua mente.

Faça terapia online. Atualmente muitos psicólogos estão migrando as sessões de terapias do consultório presencial para o online. Até mesmo por medida de segurança e para evitar o contágio com o vírus.

Todas as manhãs: Medite, faça sua reflexão e sua oração!


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.