Samoieda. Saiba mais sobre essa raça!

A raça samoieda é uma das raças caninas russas mais populares do mundo. Sua pelagem branca e densa faz o maior sucesso entre os amantes de cachorros. As Tribos Samoiedas habitavam o território que ficava entre o noroeste da Sibéria e Ásia Central. Esses povos nômades dependiam de seus cachorros para pastorear, cuidar dos reinos, se protegerem de predadores e caçar. Também dormiam juntos com os cães onde mantinham o corpo aquecido devido as baixas temperaturas dos lugares por onde passavam. Também eram muito amorosos para seus cães e sua família. Essa raça cativou o explorador britânico Ernest Kilburn Scott  durante suas expedições no Ártico em 1889.

Imagem/ internet

Quando retornou para a Inglaterra levou junto com ele um cãozinho samoieda de cor marrom de presente para sua esposa. A partir daí, outros exploradores e a própria família de Scott se encarregaram de levar mais cachorros da raça samoieda para outros locais da Europa. Os cães de Kilburn Scott foram praticamente a base para os samoiedas atuais. Esta raça também foi usada para explorar outro hemisfério do planeta. Dizem que a cachorra que liderou a famosa expedição de Roald Amundsen ao Polo Sul era uma samoieda chamada Etah.

Características

Possuem porte médio, elegante, forte e resistente. Sua pelagem é composta por duas camadas, uma externa densa e áspera e a interna que é curta e macia. Os cachorros samoiedas das Tribos Samoiedas tinham outras cores, porém, os samoiedas modernos são brancos, creme, ou dourados claros. São bem ativos e mesmo sendo considerados cachorros para caça, se bem socializados, ficam amigáveis e brincalhões, pois convivem muito bem com crianças e outros animais.

Imagem/ internet

Cuidados

Seu pelo deve ser escovado pelo menos três vezes por semana para evitar os nós, e ajudar a eliminar as sujeiras. Na época de troca de pelos é necessário escová-lo todos os dias. Já os banhos podem ser dados a cada 1 ou 2 meses, ou quando for necessário. Essa raça tem necessidade de exercícios moderados é recomendado realizar entre dois a três passeios diários. Também é indicado dedicar entre dois ou três dias por semana para fazer alguma atividade.

Os esportes caninos como pastorear ou a prática da agilidade canina também são ótimas opções para o samoieda. Se adaptam bem em qualquer lugar bem como no campo ou na cidade. Além de estimular o físico é importante também estimular a mente desta raça com exercícios de olfato, relaxamento- brinquedos com comidas são ótimas opções.

Alimentação

Deve acompanhar o estilo de vida do cachorro. Se ele pratica exercícios físicos regularmente é importante adaptar sua dieta e oferecer as calorias necessárias. Buscando sempre alimentos de qualidade.

De acordo com a lista de cachorros mais inteligentes de Stanley Coren o Samoieda é considerado um cachorro acima da média. É uma raça que não tem dificuldade de aprendizado quando desde filhote é educado positivamente.

Para um cachorro ser equilibrado e sociável é imprescindível ensinar os hábitos sociais desde filhote. O adestramento positivo é uma maneira de conseguir os melhores resultados e um ótimo relacionamento entre cachorro e humano.

U

Umas das suas principais características é seu sorriso natural. Foto/ divulgação

Saúde e Prevenção

Como em todas as raças os samoiedas também podem desenvolver doenças específicas, a maioria de origem genética bem como a displasia de quadril, estenose subaórtica, catarata e distrofia corneana. Por isso, é importante manter em dia as vacinas e as consultas ao médico veterinário como prevenção. A expectativa de vida deles: de 12 a 14 anos.

Texto Alethea

Fonte: Internet

 

Veja também.

Conheça algumas raças de cachorros menores do mundo

Leia mais: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/caes-menores-do-mundo

 

 

  

 

 

 

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.