Conheça um pouco sobre os Dálmatas.

O dálmata é uma das raças mais famosas do mundo devido aos desenhos e ao filme da Disney 101 Dálmatas. É uma raça linda e marcante por onde passa. Não se tem certeza da origem dessa raça, porém seu nome foi inspirado na região da Dalmácia, na Croácia. É uma das raças mais antigas do mundo, pois existem várias pinturas antigas da Itália que aparecem essa raça. Algumas pessoas acreditam que eles tenham se originado no Egito ou na Grécia, há muitos anos atrás, pois existem desenhos desses cães nas tumbas egípcias. Embora haja muitas especulações, não se tem ao certo uma confirmação exata da mistura de raças que originou os dálmatas.

Sempre foi uma raça resistente e forte e com muita energia. No início era utilizado para caça já que aguentava muitas horas de corrida pela mata e com o tempo por causa da sua resistência, beleza e elegância, passaram a ser usados pela nobreza da Inglaterra Vitoriana como cães de carruagem. Eles eram colocados para andar ao lado dos cavalos e protegê-los de ataques de outros cães, além de embelezarem o passeio.

Imagem/ internet

Historicamente o Dálmata traz em sua genética características de um atleta, é um animal com muita energia e muita resistência física, por isso, é muito importante exercícios físicos suficientes em sua rotina, passeio duas vezes por dia, treinamento de obediência, enriquecimento ambiental e uma área livre para correr no quintal, ou uma área arborizada, pois esse é um dos seus maiores prazeres.

Uma dica que também que pode ajudar muito manter o Dálmata equilibrado é colocá-lo em uma creche canina, pois eles têm bastante atividades e fazem o bichinho gastar bastante energia, além de socializarem. O agility e a natação, por exemplo, são opções de esporte que podem ajudar a queimar energia proporcionando também bem-estar aos animais. Pois manter um dálmata sem atividade física, sem desafios mentais, e sem nada para fazer, pode deixá-lo desiquilibrado, com problemas de comportamentos variados bem como com instinto de destruição e estresse. E lembrando que a má alimentação e falta de exercícios pode gerar obesidade no dálmata.

O adestramento do dálmata é tranquilo se utilizados reforços positivos para motivar o animal, não se deve esperar obediência perfeita, pois eles são teimosos e fazem as coisas quando eles têm vontade. Essa raça apesar de muito sociável, têm uma tendência maior a ser insegura, por isso, treinamentos muito rigorosos, tutores brutos, situações diferentes com os quais o cão não esteja acostumado podem desencadear o estresse e fazer com o que o Dálmata fique muito medroso ou comece a tentar se defender.

Expectativa de vida: de 10 a 13 anos

Cores: Fígado e Branco, Preto e branco

 

Fonte: Internet

 

Veja também.

Terapia com cavalos? Como funciona?

Link: https://www.portalvaticano.com.br/noticias/terapia-com-cavalos

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.