Você sabe o que é tanatopraxia?

Você sabe o que é tanatopraxia?

Tanatopraxia é uma técnica utilizada para desinfecção e conservação de um corpo sem vida para um velório ou funeral. Esse procedimento permite trocar o sangue da pessoa falecida por um fluído químico arterial, em que retarda a decomposição e evita o mal cheiro. O fluído é a base de formol, álcool, glicerina, entre outros componentes. O trabalho é feito em laboratórios geralmente construídos em empresas funerárias.  

O nosso sangue é rico em oxigênio, porém quando morremos fica apenas o gás carbônico, e por este motivo é que ficamos com a pele no tom azul- arroxeado. Quando injetado o fluído químico no corpo por meio de uma incisão de três a quatro centímetros na região cervical ou femoral, a coloração da pele volta a ficar na cor mais próxima de quando a pessoa era viva. Em uma tanatopraxia simples a duração de conservação é de 12 a 36 horas.

Portanto, após 24 horas do óbito o procedimento fica mais complicado por conta de o sangue já estar coagulado. Falecimento por motivo de acidentes, ou que tenha causado alguma deformação, existe o processo da reconstituição que pode ser facial ou corporal. Esses procedimentos são importantes quando ocorrem velórios com urnas abertas.
O processo de tanatopraxia permite que a família faça um velório mais seguro, pois não há risco de contágio de doenças, possui um papel sanitário muito importante em que evita a propagação de doenças contagiosas já que o corpo recebe um tratamento com substâncias germicidas. Também não tem odor, risco de vazamento de líquidos, deixa com aspecto natural. Pode ser transportado para lugares distantes com determinações legais para o traslado. E o velório pode ser estendido por mais horas.

A tanatopraxia surgiu entre 1861-1865 na Guerra Civil Americana quando os soldados eram embalsamados para serem entregues aos seus familiares. No Brasil surgiu nos meados dos anos 80.

A tanatopraxia é um gesto de carinho e respeito para que o ente querido tenha uma despedida digna!


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.

2º via Boleto