Tartaruga Tigre D`Água espécie muito encontrada em residências

Tartaruga Tigre D`Água espécie muito encontrada em residências

Tartaruga D´àgua

R

Divulgação

Enquanto a tartaruga vive no mar, o cágado-tigre d´água vive em locais com água doce. Por este motivo essa espécie é muito encontrada como pets em residências.  São nativas, mais especificamente do sul do país, podem ser encontradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Porém, para quem deseja ter uma em casa, o cuidado é redobrado, quando elas ainda são juvenis medem entre 3 a 5cm. Aí, o tutor compra um aquário pequeno, acha que é fácil cuidar do animal, sem lembrar, ou saber, que eles crescem, na vida adulta chegam a medir de 35 a 40 cm. As fêmeas geralmente são maiores.

Desenvolver um ambiente adaptável também é muito importante para que tenham uma vida confortável. Como são animais aquáticos necessitam de um aquaterrário (aquário com plataforma para subir e ficar fora da água) grande o suficiente para que tenham espaço para crescer. Para uma boa digestão elas precisam de uma temperatura mais elevada, por este motivo saem da água para tomar sol. Vale lembrar que no aquaterrário precisa ter termômetro para medir a temperatura da água que deve ficar entre 23°C e 26°C. Outro item importante é a bombinha que faz circular a água do aquário. Seu habitat natural são pântanos, riachos ou lagos. Possuem uma coloração verde com rajados em amarelo e laranja lembrando muito o tigre bengala, por isso, o nome tigre d´água. São onívoros (comem de tudo). Mas para uma dieta balanceada é recomendável alimentá-las com ração específica. Ideal é conversar com um veterinário especialista em animais silvestres para orientações. A absorção da vitamina D (cálcio) é muito importante, pois previne o risco de desenvolver raquitismo, osteoporose, entre outras doenças ósseas. O ideal é que tome sol ao menos 15 minutos por dia.

 As tartarugas dificilmente ficam doentes, no entanto, levá-las ao veterinário pelo menos uma vez por ano, evita surgimento de doenças. Infelizmente muitas são comercializadas ilegalmente como animal de estimação. Se você deseja ter uma tartaruga tigre d´água prefira comprar em um local legalizado, ao fazer isso, receberá documentos com autorização do IBAMA que comprovam que o cágado foi criado em cativeiro e não capturado na natureza. Hoje em dia a maioria já vem com microship.

Você sabia?

Que o casco das tartarugas é fundido ao esqueleto do animal, a coluna vertebral, porém ao contrário que vemos em desenhos, as tartarugas não conseguem sair dos seus cascos.

 

Redação/ Vaticano


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.