Terapia com cavalos gera benefícios e uma experiência única!

Há uma frase muito conhecida e muito verdadeira: “O cão é o melhor amigo do homem”. Contudo, esse privilégio pode ser dividido também com os cavalos. Quem convive com os equinos sabe perfeitamente que eles podem ser colocados neste patamar. A Equoterapia procura estabelecer uma relação entre o cavalo e os seres humanos com a finalidade de produzir melhorias da saúde biopsicossocial. A Equoterapia já vinha sido utilizada na Grécia antiga, como relatado por Hipócrates, mas só se estabeleceu definitivamente como tratamento de saúde na década de 60 e como tratamento mental somente na década de 90.

Dr. Sandra Almeida

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como facilitador. Trata-se de um trabalho que necessita de uma equipe multidisciplinar e que visa um objetivo comum, beneficiando o paciente por meio de uma prática de reeducação e visando a reabilitação de danos sensoriais, cognitivos e comportamentais. Crianças, adolescentes e adultos utilizam amplamente a Equoterapia.

As pessoas sem necessidades especiais também podem se beneficiar da Equoterapia. Mesmo sendo uma metodologia de reabilitação, a Equoterapia, por suas características, é de grande valor para todos, pois pode resultar em benefícios no desenvolvimento psicomotor, na aprendizagem e mesmo na autoestima.

Essa prática faz com que o paciente desenvolva a capacidade de exercer uma ação sobre o cavalo. Há benefícios terapêuticos simultâneos a um ganho em se aprender a montar e conduzir o cavalo. Em relação aos aspectos psicopedagógicos, a equitação terapêutica pode colaborar, por exemplo, com dificuldades de aprendizagem de crianças e mesmo de adolescentes.

Dr. Sandra Almeida

A afetividade decorrente do processo de trabalho com o cavalo, com a equipe terapêutica e a motivação da prática esportiva promove ganhos consideráveis nas dimensões cognitivas e psicomotoras do ser humano. Já os ganhos posturais, de equilíbrio e da coordenação motora resultam em uma melhoria significativa da consciência corporal.

A Equoterapia só é possível porque o cavalo não é um mero equipamento mecânico, como uma motocicleta ou um automóvel, mas sim um ser vivo que está em contato constante de mão dupla com a pessoa. Sendo um cavalo especialmente treinado para a Equoterapia, ele é capaz de entender tudo que está ocorrendo e de ter paciência com as dificuldades de aprendizado do paciente. Além disso, as sessões de Equoterapia vão sendo cada vez mais aprimoradas, pois o processo de interação entre o cavalo e o paciente está em melhoria constante.

As experiências adquiridas durante todo o processo de contato com o cavalo e a Equitação terapêutica, quando conduzida por profissionais competentes, transformam-se em facilitadores para se transpor as barreiras da vida moderna, que exige muito do ser humano de todas as idades, mesmo aqueles sem necessidades especiais.

Colaboração: Sandra de Almeida, médica veterinária e psicóloga


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.