Você sabia que após a morte de um ente querido, a família tem que tomar mais de 100 decisões? Saiba aqui algumas delas!

Perder alguém da família é algo que ninguém pensa e muito menos espera. E quando acontece pega todo mundo desprevenido, por mais que seja uma situação já esperada. É um evento que todos ficam abalados e fragilizados e, ainda sim, precisam tomar muitas decisões, para que ocorra tudo de forma correta e digna, desde a última despedida, até finalização de vínculos sociais, bancários e de documentos pessoais. Por conta disto, uma empresa do Rio Grande do Sul que tem como objetivo desenvolver pessoas e negócios listou algumas decisões importantes que as famílias devem tomar quando ocorre um falecimento. Segue abaixo:

Divulgação

Tem que informar imediatamente médicos, polícia, agentes funerários, cemitérios, parentes, amigos, empregador do falecido, empregador de quem cuidará das providências, Seguradora (de vida, de saúde) advogado, contador, igreja, líder religioso, escola dos filhos.

Divulgação

No hospital ou IML autorizar  ou não a doação de órgãos, fornecer informações para a declaração de óbito (deve ser assinado por dois médicos em caso de cremação),  decidir sobre o traslado  até a funerária, providenciar RG e CPF do parente responsável, providenciar  o RG do falecido, registrar Boletim de Ocorrência, em caso de morte fora do hospital, decidir quem vai cuidar da casa, das crianças e dos pets, atender ligações e mensagens, reconhecer o corpo.

Divulgação

Na funerária  localizar um parente de 1º grau do falecido, escolher funerária, retirar a ficha de acompanhamento do funeral, encontrar agente funerário, verificar se o ente querido tem plano de assistência funeral, fazer registro de óbito, escolher urna, escolher ornamentação da urna, decidir embalsamento do corpo (se fará tanatopraxia ou não), decidir sobre necromaquiagem ou reparação facial, escolher vestimentas para o falecido, destinar alianças e acessórios pessoais, decidir o local do velório, decidir o local do sepultamento.

Sala de velório/ Vaticano

No cemitério decidir o tipo de jazigo, adquirir jazigo no cemitério escolhido, escolher lápide, decidir a duração do velório, decidir o horário do velório, informar aos amigos e familiares o local, horário do sepultamento, escolher flores e coroas de flores, verificar os desejos especiais do falecido, escolher homenagens especiais, providenciar serviços especiais de homenagem, selecionar líder religioso, fornecer obituário para jornais, verificar e assinar autorização de enterro, pagar pelos serviços contratados.

Localizar o crematório, contratar o serviço de cremação, escolher uma urna cinerária, assinar documentação necessária para cremação, pagar pelo serviço contratado, escolher o tipo de cerimônia de despedida, decidir sobre leitura e músicas da cerimônia, se houver, verificar a data para a retirada das cinzas e ata de cremação, decidir se as cinzas serão guardadas, espargidas ou sepultadas, verificar a necessidade de aquisição de columbário, decidir quem será o responsável financeiro pela manutenção do columbário.

Urnas/ Vaticano

Após o sepultamento notificar o gerente do banco sobre o falecimento, notificar o advogado e contador sobre o falecimento, verificar quem será o responsável por listar as dívidas do falecido, verificar  necessidade em frequentar grupos de apoios aos enlutados, decidir onde fazer a missa do sétimo dia, fazer a missa do sétimo dia, decidir o que fazer com as roupas e objetos pessoais do falecido.

Cemitério Vaticano de Almirante Tamandaré

No caso de Natimorto verificar a necessidade de emitir registro de nascimento, verificar necessidade de emitir certidão de óbito, verificar a possibilidade de realizar sepultamento, verificar a possibilidade de fazer a cremação.

Cartório Registro Civil – Informações necessárias para emitir a Certidão de óbito do falecido (documentos do falecido)- Registro de óbito, RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, título de eleitor, título de reservista (se for homem), carteira de trabalho, Cartão INSS, comprovante de residência, outras informações necessárias para o preenchimento da Certidão de óbito, documento de quem for declarante de óbito.

Divulgação

Coleta de documentos – Todas as informações são exigidas para assegurar a concessão de seguro, pensão, benefício sociais e inventário: Certidão de óbito, RG e CPF do falecido, Certidão de Nascimento (atualizada), Certidão de Casamento, União Estável, Separação ou Divórcio, Carteira de Trabalho, Guias de Contribuição do INSS, NIT, PIS ou NIS, Certidão de Nascimento dos dependentes, Aviso de Sinistro, Laudo do IML, Declaração de Pátrio Poder de Beneficiários menores de 18 anos, extrato do FGTS, Certidão Negativa de débitos com a União, o Estado ou Município, testamento, documentos de herdeiros, documentos dos bens deixados.

Cancelamento de documentos e contas: Cancelar RG e carteira de motorista, cancelar título de eleitor, cancelar CPF, encerrar contas bancárias.

Pagamentos: Serviço Funerário, jazigo, lápide, caixão, ornamentação e maquiagem, tanatopraxia, sepultamento, líder religioso, capela, transporte, homenagens especiais, velório.

Por que é importante ter um Plano de Assistência Funeral?

Justamente por não ser tão simples cuidar sozinho de um evento funeral. As decisões possuem muitos detalhes e que não podem ser esquecidas pela família. O Plano de Assistência Funeral não deixa de ser um investimento, a família vai evitar desgastes familiares, transtornos, estresse e endividamento. Pois quanto mais planejado o evento, mais barato vai ficar. Para quem quer garantir, segurança e agilidade, certamente já se previne adquirindo um plano de assistência funeral da Vaticano que gira em torno de R$ 19,50 a R$ 129,50 mensais. Valor acessível e que trará tranquilidade para as famílias no momento mais difícil.

A Vaticano é uma empresa com mais de 80 anos no mercado e possui uma equipe preparada que auxilia os familiares nas tomadas de decisões de forma humanizada e respeitosa, no momento mais difícil que é a perda do ente querido.

A empresa atende em Curitiba, região metropolitana e no litoral no Paraná. Também atende em Santa Catarina:  Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis e São José.

 

Redação Vaticano

 

Mais informações

Paraná

Curitiba - 0800 – 0004141

Whatsapp: 41 9 9101-1234

Adm. Curitiba: 41 3019-3006

Almirante Tamandaré- 41 3698-6843

Santa Catarina

Balneário Camboriú: 47 3361-0400

Florianópolis: 48 3236- 3006

São José:  48 3259-7499

Itajaí: 47 4108-0848

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.