Vaticano disponibiliza homenagem de despedida com as cinzas presentes de vítimas por covid-19

Vaticano disponibiliza homenagem de despedida com as cinzas presentes de vítimas por covid-19

Cerimônia ameniza a dor dos familiares que perderam entes queridos vítimas do vírus

De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil registra mais de 118 mil mortes por covid-19. E, infelizmente as  famílias estão sofrendo o dobro por conta de os sepultamentos serem realizados sem velórios e com caixões lacrados.  Pesquisas com especialistas do luto registram que os rituais são muito importantes para o processo da despedida, pois serão os últimos momentos da família com o falecido, é um momento afetivo em que as pessoas irão expressar suas emoções, o momento de acolhimento e conforto.

Estão presentes desde a formação dos seres humanos pois ajudam na elaboração do luto. “Quando velamos uma pessoa entramos na concretude da perda, fazemos nossas homenagens, as nossas preces, acendemos velas, abraçamos e somos abraçados por pessoas queridas, amigos e familiares. E interromper esse processo causa uma dor muito maior”, comenta a diretora da Vaticano Mylena Cooper.

Porém “o tempo de pandemia” onde o luto é interrompido sem velórios presenciais, é necessário pensar em criar novos rituais simbólicos sim, é um imenso desafio porque não existe uma receita pronta. As novas possibilidades dependerão da história e do vínculo da pessoa com o ente querido. Pode ser uma carta de despedida, um prato que a pessoa gostava, reunir amigos e familiares por meio de uma plataforma digital e fazer a homenagem, entre outras opções.

Homenagem de despedida com as cinzas presentes 

          

Cerimônia com as cinzas presentes realizada na Capela Vaticano de Curitiba

Pensando nas famílias enlutadas que optam por cremar seus entes queridos, a Vaticano disponibiliza a homenagem de despedida com as cinzas presentes. A celebração é realizada em salas fechadas obedecendo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

        

É conduzida por um cerimonialista de forma respeitosa e ecumênica, ou de acordo com o desejo da família, pode ser incluído orações e vídeos de homenagens personalizados. A cerimônia dura em torno de 30 minutos. É finalizada com chuvas de pétalas, entrega das cinzas ao familiar e revoada de pombos.

         

A simbologia das cinzas recorda que a vida na terra é passageira e que a vida definitiva está em outro plano. As cinzas simbolizam a transcendência da matéria para o espírito.

     

Foto da esquerda: Chuva de pétalas.     

Foto da direita: Cinzas sendo entregues ao familiar.

Para saber mais sobre a cerimônia com as cinzas entre em contato conosco:

Mais informações

Capela Curitiba - 41 3153-7427

Cemitério Almirante Tamandaré: 41 3019-3006

Capela Balneário Camboriú: 47 3361-0400

Capela Florianópolis: 48 3236- 3006

Cemitério São José:  48 3242-3009 / 48 2013-3002

 

Fonte /Vaticano

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.