Vaticano trabalha os cinco sentidos para tranquilizar as pessoas enlutadas

Nosso sistema sensorial é composto por 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. A visão nos permite ver tudo que existe ao nosso redor, no mundo bem como pessoas, objetos, cores, entre outros. Por meio do tato, pegamos e sentimos as coisas, objetos, se algo está quente, gelado, molhado, seco.  Pelo paladar conseguimos sentir os sabores de tudo que ingerimos pela a boca e, por meio da nossa língua, conseguimos distinguir o doce do salgado, e o que está azedo.  Pelo olfato sentimos todos os tipos de cheiros e odores. E por fim, é pela audição que conseguimos captar todos os tipos de sons que ouvimos. Quando perdemos alguém tudo em nosso corpo fica fragilizado, nossos sentidos ficam alterados. O cérebro é o órgão responsável que capta todos os estímulos externos. É o cérebro que transfere e transforma em impulsos nervosos nossas sensações para que nós seres humanos reconheçamos e identifiquemos se algo oferece perigo à nossa sobrevivência.

Sala de homenagem pet

Acomodações Vaticano

Sala de Velório

Portanto, a Vaticano busca algumas alternativas para aplicar na empresa, e a estratégia foi sincronizar os canais dos 5 sentidos de forma muito particular com o objetivo de acalmar a mente das pessoas, harmonizar os ruídos dos pensamentos fragilizados e diminuir o estresse.

Seguem alguns serviços Vaticano que estimulam alguns sentidos:

Aromaterapia – Dentre centenas de essências a Vaticano criou junto com especialistas uma fragrância que ameniza o desconforto emocional, proporcionando calma, serenidade e auxilia na estimulação para dar ânimo para a família ressignificar a vida.

Cromoterapia As cores nas salas de velórios auxiliam da mesma forma e possuem um roteiro de cores durante o velório que estimula sensações distintas: calma, paz, equilíbrio e ânimo.

COMFORTFOOD – Os bolos caseiros remetem ao passado, sensação de como estivesse em casa, sanduichinhos, canja, chocolate e pipoca. São alimentos que nos trazem memórias afetivas positivas. A canja que remete ao cuidado, o sanduichinho caseiro que nos lembra conforto do lar, o bolo da vovó e a vivacidade e socialização da pipoca. O chocolate por sua composição, aumenta a serotonina.

Neuroarquitetura- Mandalas terapêuticas, viveiros de pássaros, plantas e luzes naturais tornam o ambiente leve. Poltronas que transmitem a sensação de estar sendo abraçado.

Cães terapeutas do luto - Por meio do tato - Baseados em estudos significativos as famílias adquirem ganhos sociais, emocionais e físicos.

Cerimônia de homenagem - As cerimônias foram estudadas por psicólogos especializados em luto e trazem muitos rituais para o momento, para que familiares e amigos se conectem com o sagrado e/ou emocional. Até mesmo o fechamento de cortinas, após a chuva de pétalas, é um ritual significativo no nosso subconsciente de que acabou o espetáculo. O espetáculo de uma vida, de uma história.

A cerimônia contempla dois momentos: de confortar a família e a de homenagear quem deixou saudade.

Revoada de pombas brancas - Vai muito além de uma homenagem que simboliza a paz e o espírito santo. Um estudo garante que a visualização da revoada com o globo ocular voltado para cima está diretamente ligada ao nervo óptico e o sistema nervoso, essa rotação temporária do pescoço para acompanhar as voltas que as pombas dão no céu, ajudam no relaxamento. Com essa técnica, que é similar a soltura de balões, elas podem dirigir mais tranquilas para suas casas".

Envelope da saudade e a Árvore da Saudade são recursos para que as pessoas externizem sentimentos e iniciem um processo de luto saudável.

A Vaticano já tem mais de 80 anos de história no segmento funerário e busca sempre recursos humanizados para que às famílias se sintam cada vez mais acolhidas.

Comfortfood

Sala de velório

Cães Terapeutas do Luto

 

Redação/Vaticano

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe essa notícia:

A Vaticano possui a mais completa estrutura para melhor atender seus clientes, contando com Capelas de Velório, Cemitério, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. Buscamos constantemente o aprimoramento no atendimento às famílias enlutadas e de nossos profissionais. Estamos sempre em busca de inovações no setor. É uma empresa de origem familiar, e hoje, é administrada pela terceira geração.